Coletivos espalham cartazes pelas ruas com histórias de mulheres
Os lambes com histórias de mulheres serão colocados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
O que significa ser mulher nos dias de hoje? Qual espaço que as mulheres ocupam na cidade, meio profissional, relações pessoais e política? Qual legislação as protege?
Para responder essas perguntas e resgatar o sentido original do Dia Internacional da Mulher, que acontece em 8 de março, o Atados, em parceria com outros coletivos e apoiadores, promove a segunda edição do Feminicidade, projeto que tem como objetivo espalhar cartazes com histórias de mulheres inspiradoras pelas cidades.
A campanha, idealizada no ano passado apenas em São Paulo, foi expandida para outras duas cidades em 2016: Rio de Janeiro e Brasília. Assim como na primeira edição, neste ano diversos voluntários coletaram histórias de mulheres e as registraram em fotografias, pequenos textos, frases e poesias.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Coletivo Pedra Rubra apresenta espetáculo sobre a realidade das mulheres em diferentes momentos da Humanidade
- Destaques de Literatura e Teatro em outubro no Sesc São Caetano
- “Circuito Quebrada Viva” chega pela primeira vez em Mauá para um dia dedicado à cultura hip-hop
No próximo dia 6, os voluntários vão se reunir na Praça Roosevelt (São Paulo), na Lapa (Rio de Janeiro) e na Loja Endossa (Brasília) para trocar experiências e fazer relatos de tudo que viram e ouviram.
Em seguida, o material produzido será espalhado por espaços públicos em forma de lambes com o objetivo de explicitar essas histórias, tornando-as acessíveis a todos que circulam pela cidade.
Além de ganhar as ruas, a iniciativa já está repercutindo nas redes sociais e todas as histórias captadas serão disponibilizadas no site da campanha. A ação, que não tem nenhum patrocínio, espera contar com o financiamento coletivo para sair do papel para os muros. Para contribuir, acesse a página no Catarse do projeto.
Colagem dos lambes
Data: 6 de março
São Paulo: 14h, concentração na Praça Roosevelt (Centro)
Rio de Janeiro: 15h, concentração na Lapa
Brasília: 14h, concentração Loja Endossa, 306 Sul
Feminicidade em São Paulo
Em São Paulo, o projeto continua com o evento FEMINICIDADE SP | A ocupação da MULHER no espaço urbano, no dia 12 de março de 2016, em Pinheiros (SP).
No local, serão promovidas palestras e rodas de debate sobre temas variados, como diversidade sexual, violência doméstica, mulheres no cárcere, padrão de beleza, empoderamento feminino, o papel dos homens no feminismo, entre outros. O evento também contará com apresentações artísticas, workshops, exibição de filmes e feira de empreendedoras, com produtos produzidos por mulheres.
Todas as atividades serão gratuitas e acontecerão simultaneamente durante o período do evento. A programação completa estará disponível em breve no site e no evento no facebook.
FEMINICIDADE SP | A ocupação da MULHER no espaço urbano
Data: 12 de março, das 10h às 20h
Local: Vilinda – Rua Simão Álvares, 784 (Pinheiros)