Dicas simples para uma produção e um consumo conscientes
Uma das coisas que a gente ama, é mostrar o poder que cada pessoa tem enquanto indivíduo consciente das consequências de suas escolhas. Seja no mundo da moda, na sua cozinha, na dos outros, na escola, seja você protagonizando – botando a mão na massa e criando novas possibilidades de consumo, ou apenas como agente acolhedor dessa nova e necessária forma de consumir.
Apesar de sermos uma plataforma sobre consumo consciente, muitas vezes quando usamos o termo ainda parece amplo demais. Do que se trata? Como eu faço isso? É difícil? Caro? Viável? Assim como outros temas abordados dentro de sustentabilidade. O instituto Akatu fez uma lista com 10 caminhos para a produção e o consumo conscientes, a leitura tem tudo a ver com a gente: tá simples e eficiente! Aborda de forma sucinta tudo o que já falamos. Vamos desenvolver isso e tornar ainda mais claro? Vamos!
1. O durável mais que o descartável – começamos com o principal instrumento que mostra a enorme importância dessa escolha: a substituição dos copos descartáveis pelo nosso copinho Menos 1 lixo.
2. A produção local mais que a global – sempre que falamos sobre as marcas conscientes, o processo de produção valoriza o comércio local. As meninas da MIG Jeans, da Insecta Shoes e daMr. Fly Moda Sustentável explicaram pra gente o porquê dessas escolhas.
3. O compartilhado mais que o individual – lá atrás falamos especificamente sobre o “Tem Açúcar?”, uma plataforma linda feita para o compartilhamento de coisas materiais. Recentemente falamos sobre economia colaborativa e os benefícios de viver em rede. Tudo isso é saber o lado bom do compartilhado mais que o individual.
4. O aproveitamento integral e não o desperdício – desde a matéria com a Regina do Favela Orgânica, quando alguém fala sobre “aproveitamento integral” não vem outra coisa na mente. Regina é uma mulher guerreira e maravilhosa, que não deixa alimento nenhum virar lixo! Continue aqui.