Dinamarca instala chip nas bikes que abre sinal para ciclistas
A Dinamarca lançou um novo tipo de tecnologia, ainda em fase de testes, para aumentar a segurança dos ciclistas na cidade de Aarhus. Intitulado RFID (sigla em inglês para “identificação por radiofrequência”), o chip instalado nas bikes promete fechar o semáforo para os carros no momento em que os ciclistas se aproximarem.
O material, que deve ser implantado na roda dianteira da bicicleta, é lido por um sensor nos semáforos equipados com a nova tecnologia. O recurso detecta a aproximação do ciclista a cerca de 100 metros dos semáforos. O chip foi testado em 200 bikes em 2015 e a ideia é que seja instalado em outras mil já em 2016.
O chip foi testado em 200 bicicletas em 2015 e a ideia é que seja instalado em outras mil já em 2016. Caso a inovação se provar eficaz, o plano é elevar o sistema para uma espécie de “passaporte ciclístico”, ou seja, quem aderir recebe benefícios na cidade, como prioridade nos semáforos, estacionamentos, entre outras facilidades.
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
O projeto pretende, além de proteger os ciclistas, incentivar mais pessoas a usarem a bike como meio de transporte no dia a dia. O sistema é uma das ações do programa “Aarhus Cycling City“, desenvolvido para promover a mobilidade sustentável na cidade dinamarquesa.