Doria vai multar em R$ 500 quem fizer xixi na rua no Carnaval
A Lei 57.983/17 está em vigor desde novembro de 2017
O Carnaval de São Paulo poderá ficar mais caro para os foliões em 2017. O prefeito João Doria anunciou uma multa de R$ 500 para quem fizer xixi na rua da cidade. Além disso, a fiscalização será intensificada: a prefeitura destinará 160 agentes para checar o cumprimento da Lei 57.983/17, a “lei do xixi”, neste período.
Ao Estadão, o secretário municipal das Prefeituras Regionais, Claudio Carvalho, disse que 20 equipes com oito agentes ligados à secretaria serão responsáveis por autuar os infratores. A multa está em vigor desde novembro do ano passado.
As infrações também poderão ser autuadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Os agentes e guardas usarão equipamentos eletrônicos para gravar o ato e comprovar o descumprimento da lei.
- Top 3 melhores lugares para viajar em fevereiro no Brasil
- Carnaval 2024: Natura vai dar um up na sua maquiagem pra você brilhar nos blocos de SP
- Shoppings do ABC Paulista estão com programação especial de Carnaval
- Manual de sobrevivência no Carnaval 2024: dicas essenciais para não cair em golpes nos blocos de rua
Durante evento de divulgação da programação do Carnaval nesta quarta-feira, dia 31, Doria declarou ter “certeza” que a população vai “fazer o que precisa fazer no local certo”, os banheiros químicos. “Nós colocamos mais de 10 mil banheiros químicos à disposição da população distribuídos por toda a cidade justamente para permitir que ela (a pessoa) tenha onde fazer as suas necessidades”, afirmou.
Quem for autuado e se recusar a apresentar documento de identificação poderá ser conduzido “à autoridade policial”. Já as crianças e pessoas em situação de rua ou com deficiência serão apenas advertidas, mas não multadas.
- A programação do Carnaval de rua deste ano tem 491 desfiles entre 3 e 18 de fevereiro. Confira todos os blocos no Samba em Rede!
- Pelo terceiro ano, o Catraca Livre promove a campanha #CarnavalSemAssédio. Saiba mais: