Duas adolescentes são presas no Marrocos após se beijarem
O Marrocos é um dos 73 países retrógrados do mundo onde a homossexualidade é crime. Lá, um caso recente despertou a atenção da mídia internacional.
Duas adolescentes foram fotogradas se beijando, abraçadas num telhado em Marraquexe. Ao ver a cena, um primo de uma das meninas fotografou e enviou a imagem para familiares, que chamaram a polícia. Elas foram presas pelo crime de homossexualidade e podem ser condenadas a até 3 anos de prisão.
O caso gerou muita polêmica e despertou diversas campanhas de entidades de direitos humanos em todo o mundo. As duas meninas, de 16 e 17 anos, estão numa prisão de adultos em vez de um centro de detenção juvenil, segundo informou a vice-presidente da Associação Marroquina de Direitos Humanos, Larbi Elhabbache, ao “Washington Post”.
- Marcas concorrentes se unem em apoio ao casamento homoafetivo
- Humorista Paulo Gustavo reage após ataques homofóbicos
- Negras latino-americanas são mais sujeitas a violência doméstica
- Mulher pode ser drag, sim! Conheça Vlada Vitrova e as Riot Queens
As meninas são acusadas de “atos libidinoso ou não naturais com um indivíduo do mesmo sexo” nos termos do artigo 489 do código penal marroquino, de acordo com um comunicado da L’Union Feministe Libre, uma organização que se encontrou com a mãe da menina de 17 anos.
Pelo Twitter, as pessoas estão se manifestando com a hashtag #FreeTheGirls (#LiberteAsGarotas). Faça parte da campanha e tuíte você, também.
VEJA TAMBÉM: