Eduardo Bolsonaro divulga pesquisa ‘fake’ para favorecer o pai
Coincidentemente as vésperas de ser sabatino pelo Senado para ocupar a vaga de embaixador do Brasil nos Estados Unidos
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou, em sua conta no Instagram, uma pesquisa ‘fake’ que afirma o crescimento da popularidade de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), neste domingo, 11, as vésperas de ser sabatino pelo Senado para ocupar a vaga de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
A “pesquisa” foi realizada por um blogueiro apoiador de Bolsonaro com uma metodologia chamada “mineração social” que aponta que “a popularidade do presidente Bolsonaro continua crescente e atinge 57%”.
Segundo Eduardo, a “popularidade de Jair Bolsonaro segue alta. Esse é o sentimento que tenho nas ruas também”, escreveu na publicação.
A pesquisa divulgada pelo filho do presidente contraria diversas outras pesquisas, inclusive uma do Instituto Datafolha de julho que apontava 33% de aprovação para Bolsonaro.
Segundo o site que divulgou a análise, ela foi elaborada com uma “técnica digital inovadora chamada de social mining, ou mineração social, que é equivalente a uma pesquisa de opinião tradicional, mas realizada em ambientes digitais”. Mas, em momento algum conta quem fez a pesquisa e nem como a tal “técnica digital inovadora” foi implementada.
O site se chama Crítica Nacional, ele é editado pelo blogueiro Paulo de Oliveira Eneas, que nas redes sociais ostenta fotos ao lado de Bolsonaro. Em maio, Paulo Éneas discursou na Avenida Paulista no ato de apoio ao presidente e disse “Bolsonaro é a maior liderança política da história do Brasil”.