Eleições 2018: Bolsonaro e Haddad se pronunciam após resultado
Os candidatos do PSL e do PT disputarão segundo turno para a Presidência
O novo presidente do Brasil será decidido em segundo turno, em 28 de outubro, segundo apontam os resultados das apurações de 99% das urnas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Jair Bolsonaro (PSL) está na ponta com 46,12% dos votos válidos, seguido por Fernando Haddad (PT), com 29,15%.
Após a definição da próxima fase, os candidatos se pronunciaram e comemoraram o resultado.
No Hotel Pestana, em São Paulo, Haddad afirmou que é preciso aproveitar o segundo turno com “senso de responsabilidade”. O petista disse que quer “unir os democratas do Brasil” e informou que já conversou com Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL).
- Bolsonaro vira piada em talk-show americano, após atos terroristas no DF
- Anonymous revela que Bolsonaro teria tomado a vacina em SP
- Ministra de Bolsonaro deixa o PL após ser flagrada abraçando Lula
- Bolsonaro acha que será preso pelo STF, revela líder do governo
“Nós queremos unir os democratas do Brasil, nós queremos unir as pessoas que têm atenção aos mais pobres desse país tão desigual. Queremos um projeto amplo para o Brasil, profundamente democrático, mas também que busque de forma incansável justiça social”, declarou.
“Essa [eleição] de 2018 coloca muita coisa em jogo, muita coisa em risco, o próprio pacto da Constituinte de 88 está hoje em jogo em função das ameaças que sofre quase que diariamente”, completou o ex-prefeito de São Paulo.
Segundo Haddad, a campanha do segundo turno se iniciará nesta segunda-feira, 8. O candidato do PT ainda ressaltou que terá o “argumento” como “única arma”.
“Nós vamos para o campo democrático com uma única arma: o argumento. Nós não portamos armas, nós vamos com a força do argumento para defender o Brasil e o seu povo, sobretudo o povo mais sofrido desse país, que espera responsabilidade social de todos nós”, finalizou.
Confira:
Já o candidato do PSL à Presidência, Bolsonaro disse em uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook que, se eleito, unirá o país, que está “à beira do caos”.
“O agradecimento que faço é a todos os brasileiros, ganhamos em quatro regiões. Perdemos no Nordeste, mas nossa votação no Nordeste foi muito boa e tenho certeza que Deus ajudará por ocasião do segundo turno”, declarou o candidato ao lado do economista Paulo Guedes.
“Temos tudo para sermos uma grande nação. Temos que unir o nosso povo, unir os cacos que nos fez o governo da esquerda no passado. […] Unidos, seremos uma grande nação”. acrescentou Bolsonaro.
Assista: