Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Ciro Gomes
Conhecido por declarações polêmicas e temperamento explosivo, "Coronel" evoca legado de Leonel Brizola para resgatar prestígio do PDT nas urnas
Nascido em Pindamonhangaba (SP), em 6 de novembro de 1957, Ciro Gomes, 60 anos, construiu sua carreira política em Sobral (CE). É formado em direito e atuou como professor universitário antes de ingressar na vida pública.
Atual vice-presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), será candidato à presidência pela terceira vez. Ficou em terceiro lugar em 1998 e em quarto lugar em 2002. Nas duas ocasiões, concorreu pelo PPS (Partido Popular Socialista). Antes foi governador do Ceará de 1991 a 1994 e prefeito de Fortaleza (CE) de 1989 a 1990.
Também atuou no legislativo sendo deputado estadual do Ceará de 1983 a 1988 e deputado federal de 2007 a 2011.
- Não ignore! Bolsa Família tem novas regras que você precisa saber
- Em primeiro discurso após derrota, Bolsonaro reprime bloqueio de rodovias e sai correndo
- Líderes internacionais cumprimentam Lula pela vitória
- Tarcísio é eleito governador de SP; veja resultados das eleições pelo Brasil
Atuou como ministro da Fazenda no último ano do Governo Itamar Franco, substituindo FHC na pasta. Anos mais tarde, foi ministro da Integração Nacional do primeiro Governo Lula, de 2003 a 2006.
Fatos curiosos sobre o candidato:
– Ciro Gomes já foi filiado a sete partidos diferentes. Iniciou a carreira no PDS, mudando um ano depois para o PMDB. Se filiou ao PSDB na fundação do partido. Depois esteve ligado ao PPS, PSB, PROS e PDT.
– Ciro Gomes foi ministro de dois presidentes de partido diferentes (Itamar Franco e Lula).
– Seu irmão, Cid Gomes, foi ministro da educação no Governo Dilma.