Indonésios são punidos com banho de esgoto por adultério

Informar

Eleições: confira apps e ferramentas que ajudam na hora do voto

Antes de escolher os candidatos para a próxima eleição, confira algumas dicas indispensáveis de ferramentas e aplicativos que ajudarão a definir seu voto

Por: Redação | Comunicar erro
Voto
Hora do voto: saiba como a tecnologia pode ser uma grande aliada nas urnas

Hora do voto: a pouco mais de dois meses para as eleições presidenciais de outubro, o Brasil vive um cenário político marcado por incertezas e, sobretudo, descrença política e falta de representatividade nas urnas.

Diante da urgência de desafios pautada pela necessária recuperação econômica, seguida pela geração de empregos, o eleitor brasileiro, representado por 146 milhões de votos, exercerá não apenas seu papel de cidadão, como assumirá um compromisso inerente ao futuro do país.

Separamos ferramentas e aplicativos indispensáveis para a escolha dos candidatos: são soluções criativas e inovadoras para te ajudar antes do voto!

  • 1. Aplicativo usa foto para levantar ficha de políticos processados

    Vigie Aqui é um plugin que promete “mudar a política brasileira”. Trata-se de uma extensão para o navegador Google Chrome que mostra em roxo, enquanto o internauta está navegando na web, quem são os políticos que têm ficha suja.

  • 2. Plataforma ajuda encontrar políticos pró-direitos humanos 

    Por meio da plataforma #MeRepresenta, é possível pesquisar a opinião dos políticos a respeito de temas relacionados aos direitos humanos. A ferramenta foi criada em 2016, mas nesta sexta-feira, dia 2, será relançada com o objetivo de aproximar o debate entre a sociedade civil e os perfis políticos, eleitos ou não.

     

  • 3. Meu Congresso Nacional

    Na página você poderá encontrar informações sobre o mandato dos nossos parlamentares: Deputados Federais (mais completo) e Senadores (ainda em desenvolvimento). Você encontrará dados sobre as comissões que cada um participa, os projetos de lei ou de emenda da constituição que cada um já apresentou, e principalmente dados sobre os gastosrelacionados às cotas parlamentares

  • 4. Poder do voto

    Poder do voto: é uma instituição sem fins lucrativos, apartidária, cuja missão é engajar eleitores e representantes em um debate construtivo sobre as leis do Congresso Nacional, acompanhar as decisões tomadas pelos políticos na criação e votação de leis no país.

    Na plataforma, os usuários poderão apontar se são favoráveis ou contrários aos projetos e depois compararem seus posicionamentos com os votos reais dos congressistas. Assim, conseguirão descobrir se os parlamentares estão ou não defendendo os seus ideais no exercício dos mandatos.

  • 5. Tem Meu Voto

    O site temmeuvoto.com reúne informações sobre os políticos de todo o país que vão às urnas em 2018. Aparecem neste compilado dados da Justiça Eleitoral — como partido, patrimônio e cargo em disputa — e outros fornecidos pelos próprios candidatos — como propostas para o exercício do mandato, prioridades e minibiografia.

    A ferramenta usa a tecnologia para melhorar a participação cívica, possibilitando que, com pouco tempo e esforço, os eleitores possam encontrar candidatos que se aproximem com a sua visão de mundo. A partir de 10 de setembro estará disponível para eleitores de todo o Brasil.

  • 6. Vote na Web

    O objetivo do Votenaweb é aumentar a politização da sociedade, oferecer uma maneira fácil de acompanhar, votar e debater sobre o trabalho dos políticos, e criar um ambiente favorável ao diálogo entre parlamentares e cidadãos.

  • 7. Pardal denúncias eleitorais

    O aplicativo Pardal – Denúncias Eleitorais – permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate a crimes eleitorais.

  • 8. Bússola Eleitoral

    A Bússola Eleitoral é uma nova plataforma que ajuda o eleitor em sua descoberta de candidaturas nas eleições a Deputado Federal, Estadual e Distrital.

    Nela, você encontra informações acessíveis  sobre suas posições políticas e sobre as candidaturas alinhadas a elas.

  • 9. Vote LGBT

    O Vote LGBT é um coletivo suprapartidário, que tem como objetivo principal dar visibilidade para candidatos LGBT+ ou que tenham pautas favoráveis ao movimento. Sem relação com partido ou qualquer candidato, o foco é eleger pessoas que representem a comunidade para o legislativo, independente de ideologia.

    Basicamente, se dá por meio de um filtro no qual as pessoas podem preencher suas principais causas e cruzamos com o que os candidatos apoiam. A plataforma estará disponível para os usuários a partir do dia 14 de setembro.

     

  • 10. Guia do Voto

    Criado para praticar a cidadania, ganhar e compartilhar conhecimento, o Guia do Voto consiste na ideia de que o voto consciente é a mais democrática e poderosa ferramenta de transformação do País.

    No aplicativo, você tem acesso a informações importantes sobre as eleições, testando seus conhecimentos e ajudando a tomar decisões com consciência.

  • 11. Perfil Político

    Perfil Político é uma plataforma para comparar e conhecer o histórico dos milhares de candidatos às eleições. A ferramenta ajuda as pessoas a selecionar perfis de candidatos: você pode filtrar por novatos e por velhos políticos. Pode ver como o seu estado está em termos de representatividade de gênero e raça – e se as candidaturas, de fato, representam você.

 

 

 

Compartilhe: