Últimas notícias:

Loading...

Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Ciro Gomes

Conhecido por declarações polêmicas e temperamento explosivo, "Coronel" evoca legado de Leonel Brizola para resgatar prestígio do PDT nas urnas

Por: Redação
Debate na Band Eleições 2018
Crédito: Reprodução/FacebookCiro Gomes (PDT)

Nascido em Pindamonhangaba (SP), em 6 de novembro de 1957, Ciro Gomes, 60 anos, construiu sua carreira política em Sobral (CE). É formado em direito e atuou como professor universitário antes de ingressar na vida pública. 

Atual vice-presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), será candidato à presidência pela terceira vez. Ficou em terceiro lugar em 1998 e em quarto lugar em 2002. Nas duas ocasiões, concorreu pelo PPS (Partido Popular Socialista). Antes foi governador do Ceará de 1991 a 1994 e prefeito de Fortaleza (CE) de 1989 a 1990.

Também atuou no legislativo sendo deputado estadual do Ceará de 1983 a 1988 e deputado federal de 2007 a 2011.

Atuou como ministro da Fazenda no último ano do Governo Itamar Franco, substituindo FHC na pasta. Anos mais tarde, foi ministro da Integração Nacional do primeiro Governo Lula, de 2003 a 2006.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Ciro Gomes já foi filiado a sete partidos diferentes. Iniciou a carreira no PDS, mudando um ano depois para o PMDB. Se filiou ao PSDB na fundação do partido. Depois esteve ligado ao PPS, PSB, PROS e PDT.

– Ciro Gomes foi ministro de dois presidentes de partido diferentes (Itamar Franco e Lula).

– Seu irmão, Cid Gomes, foi ministro da educação no Governo Dilma.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe: