Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Ciro Gomes

Conhecido por declarações polêmicas e temperamento explosivo, "Coronel" evoca legado de Leonel Brizola para resgatar prestígio do PDT nas urnas

Por: Redação | Comunicar erro
Debate na Band Eleições 2018
Crédito: reprodução/FacebookCiro Gomes (PDT)

Nascido em Pindamonhangaba (SP), em 6 de novembro de 1957, Ciro Gomes, 60 anos, construiu sua carreira política em Sobral (CE). É formado em direito e atuou como professor universitário antes de ingressar na vida pública. 

Atual vice-presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), será candidato à presidência pela terceira vez. Ficou em terceiro lugar em 1998 e em quarto lugar em 2002. Nas duas ocasiões, concorreu pelo PPS (Partido Popular Socialista). Antes foi governador do Ceará de 1991 a 1994 e prefeito de Fortaleza (CE) de 1989 a 1990.

Também atuou no legislativo sendo deputado estadual do Ceará de 1983 a 1988 e deputado federal de 2007 a 2011.

Atuou como ministro da Fazenda no último ano do Governo Itamar Franco, substituindo FHC na pasta. Anos mais tarde, foi ministro da Integração Nacional do primeiro Governo Lula, de 2003 a 2006.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

– Ciro Gomes já foi filiado a sete partidos diferentes. Iniciou a carreira no PDS, mudando um ano depois para o PMDB. Se filiou ao PSDB na fundação do partido. Depois esteve ligado ao PPS, PSB, PROS e PDT.

– Ciro Gomes foi ministro de dois presidentes de partido diferentes (Itamar Franco e Lula).

– Seu irmão, Cid Gomes, foi ministro da educação no Governo Dilma.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …