Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Guilherme Boulos

Ícone da luta por moradia, Guilherme Boulos (PSOL) debuta na política ao se candidatar à Presidência da República

Com 36 anos, Guilherme Boulos pode ser, se eleito, o presidente mais jovem da história do Brasil
Créditos: reprodução/Facebook
Com 36 anos, Guilherme Boulos pode ser, se eleito, o presidente mais jovem da história do Brasil

Paulistano de 36 anos, formado em filosofia pela USP, Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982. Um dos principais líderes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), se filiou ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em 2018 para a disputa das eleições. Até 2000, militou no PCB, partido que o apoia nas eleições de 2018.

Sua trajetória política teve início cedo, aos 20 anos, quando deixou a casa dos pais, um casal de médicos professores da Universidade de São Paulo (USP), para morar na ocupação Carlos Lamarca, em Osasco (SP), onde 2 mil sem-teto acampavam em um terreno de 600 mil metros quadrados. Trajetória que hoje, mais de 15 anos depois, o lançou à  candidatura à Presidência da República pelo PSOL.

Sem nunca ter exercido um cargo público político, Boulos também foi convidado pelo PT antes de se filiar ao PSOL. Amigo pessoal de Lula, esteve com o ex-presidente nos discursos no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema antes da prisão do petista.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

  • Com 36 anos, Guilherme Boulos pode ser, se eleito, o presidente mais jovem da história do Brasil. Fernando  Collor de Mello assumiu o cargo em 1990 com 40 anos.
  •  Guilherme Boulos chegou a ser cotado como candidato a governador de São Paulo pelo PT, mas optou pela filiação ao PSOL.
  •  Boulos é autor de dois livros sobre ocupação de território urbano.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial