Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Guilherme Boulos

Ícone da luta por moradia, Guilherme Boulos (PSOL) debuta na política ao se candidatar à Presidência da República

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Reprodução/FacebookCom 36 anos, Guilherme Boulos pode ser, se eleito, o presidente mais jovem da história do Brasil

Paulistano de 36 anos, formado em filosofia pela USP, Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982. Um dos principais líderes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), se filiou ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em 2018 para a disputa das eleições. Até 2000, militou no PCB, partido que o apoia nas eleições de 2018.

Sua trajetória política teve início cedo, aos 20 anos, quando deixou a casa dos pais, um casal de médicos professores da Universidade de São Paulo (USP), para morar na ocupação Carlos Lamarca, em Osasco (SP), onde 2 mil sem-teto acampavam em um terreno de 600 mil metros quadrados. Trajetória que hoje, mais de 15 anos depois, o lançou à  candidatura à Presidência da República pelo PSOL.

Sem nunca ter exercido um cargo público político, Boulos também foi convidado pelo PT antes de se filiar ao PSOL. Amigo pessoal de Lula, esteve com o ex-presidente nos discursos no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema antes da prisão do petista.

Fatos curiosos sobre o candidato: 

  • Com 36 anos, Guilherme Boulos pode ser, se eleito, o presidente mais jovem da história do Brasil. Fernando  Collor de Mello assumiu o cargo em 1990 com 40 anos.
  •  Guilherme Boulos chegou a ser cotado como candidato a governador de São Paulo pelo PT, mas optou pela filiação ao PSOL.
  •  Boulos é autor de dois livros sobre ocupação de território urbano.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …