Eleições 2018: o que você precisa saber sobre Lula
Condenado em segunda instância, Lula é um ficha suja e, portanto, pode não ter sua candidatura aceita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
Luiz Inácio Lula da Silva deixou Caetés, no agreste pernambucano, para construir sua trajetória política em São Bernardo do Campo. Nascido em 27 de outubro de 1945, o metalúrgico de 72 anos foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980.
Esteve à frente da Presidência da República durante oito anos (2003 a 2010). Antes, porém, foi derrotado em três ocasiões – 1989 ( 2º turno), 1994 (1º turno) e 1998 (1º turno). Como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema comandou a maior greve de operários do ABC Paulista em 1979, período de Ditadura Militar no Brasil.
Candidatou-se ao governo de São Paulo em 1982, ficando em 4º lugar. Franco Montoro, do PMDB, foi o eleito. Quatro anos depois, em 1986, se elegeu deputado federal e fez parte do grupo de legisladores que elaboraram a Constituição Federal de 1988.
2003 a 2011
Marcado pela implementação de planos sociais, como o Fome Zero e o Bolsa Família, também ficou marcado pelo Mensalão, o maior esquema de corrupção até então delatado no Brasil. Vários de seus ministros da época, entre eles José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), foram mais tardes condenados e presos por corrupção.
Apesar das denúncias, Lula conseguiu a reeleição nas eleições de 2006, um ano após o Mensalão vir à tona.
Aconteceu a retomada da atividade econômica. Com a descoberta do pré-sal, o País se tornou autossuficiente em petróleo. Neste período, Lula também abre relações maiores com a Venezuela de Hugo Chávez e a Bolívia de Evo Morales, recebendo diversas críticas dos setores liberais do País, bem como dos EUA.
A ex-ministra de Minas e Energia e Casa Civil Dilma Rousseff é lançada pelo PT para a continuidade do governo e eleita em 2010 a primeira presidente mulher do Brasil.
Fatos curiosos sobre o candidato
– Lula é o primeiro presidente do Brasil a ser preso. O político foi condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido propina das empreiteiras OAS e Odebrecht através de um tríplex no Guarujá (SP). Atualmente, o petista encontra-se detido na sede da Polícia Federal em Curitiba, local onde se concentra as investigações da Operação Lava Jato. A pena total foi de 12 anos e 1 mês, com início em regime fechado.
– Condenado em segunda instância, Lula é um ficha suja e, portanto, não deve ter sua candidatura aceita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
– Lula é o ex-presidente com melhor aprovação da história do Brasil. Em 2010 teve 87% de avaliação ótima ou boa de seu governo, segundo pesquisa do Ibope.
– Mesmo preso, Lula segue sendo investigado na Operação Lava Jato e deve ser julgado por ter recebido um sítio em Atibaia como propina das empreiteiras OAS, Odebrecht e Banco Schavin.
– É o único ex-presidente a concorrer ao cargo em 2018.