Em ‘ataque’ à democracia, artigo de Mourão é criticado nas redes sociais

Políticos, jornalistas e personalidades reagem a artigo escrito por Mourão onde elege culpados por crise no país

Por: Redação

“Limites e responsabilidades” dá nome ao artigo escrito pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira, 14.

Nele, o general da reserva esboça uma análise sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus no país, onde destaca que é ‘possível superar a grave crise’.

Faz vista grossa diante da postura de Jair Bolsonaro que, desde o início da proliferação do vírus em São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e outras regiões, relativiza as consequências vitais da pandemia: o aumento do número de casos e mortes no Brasil; 1630 vitimas em 48 horas e 13. 149 vidas interrompidas pela doença.

Mourão
Crédito: Alan Santos/Agência BrasilO vice-presidente da república, General Hamilton Mourão, durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Planalto – Alan Santos/Agência Brasil

Além disso, Mourão elege os culpados pelo surto da Covid-19 no país: a imprensa, que, segundo ele, ‘precisa rever seus procedimentos nesta calamidade que vivemos’; os governadores, ‘pela maneira desordenada como foram decretadas as medidas de isolamento social’; o Congresso e o Judiciário que ‘pela profusão de decisões de presidentes de outros Poderes, de juízes de todas as instâncias e de procuradores, que, sem deterem mandatos de autoridade executiva, intentam exercê-la.’

Culpa ainda personalidades por causarem prejuízo à imagem do Brasil no exterior. E não apenas em relação ao novo coronavírus, mas também por acusarem o governo de destruir a Amazônia e contribuir para o agravamento do aquecimento global.

Reações a Mourão nas redes sociais

O conteúdo tão logo ganhou repercussão nas redes sociais. Celebrado por apoiadores e veementemente criticado por adversários, políticos ou não, o texto foi considerado um ataque à democracia e comparado às declarações dos tempos de ditadura militar_período a que, recentemente, Mourão classificou como “reformas que desenvolveram o Brasil.”

Confira a opinião de jornalistas, políticos e personalidades a respeito do assunto. E confira o artigo na íntegra: