Em meio a polêmica, edital prevê corte de 190 linhas de ônibus
Novo sistema de ônibus prevê inclusão de entradas USB, ar condicionado, suporte para bicicletas e outras novidades nos 13.592 veículos que circularão pela cidade
Foi publicado na madrugada desta terça-feira, 24, o novo edital de concessão de ônibus da cidade de São Paulo. Com a reformulação no sistema de transporte, a prefeitura decretou o corte de 190 linhas que hoje circulam pelas ruas da capital paulista.
Atualmente, a frota de ônibus paulistana é composta por 14.457 veículos, 865 ônibus a mais do que prevê o novo edital, com apenas 13.592 veículos.
- Saiba em quais cidades o trem-bala SP-Rio irá passar
- Ônibus de Congonhas para Guarulhos tem novos horários
- Idosos podem pedir passagens gratuitas em ônibus pela internet
- Domingão Tarifa Zero: São Paulo oferece transporte público grátis
Já em número de linhas, que hoje conta com 1.339 opções, 882 linhas serão mantidas, 267 linhas serão modificadas e 190 linhas serão extintas. Outras 44 linhas serão criadas. Assim, o novo edital propõe 1.193 linhas.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, com o novo desenho definido, o serviço privilegia a otimização para evitar a sobreposição de linhas que fazem o mesmo trajeto.
Em entrevista ao G1, o secretário João Octaviano Machado ressalta que, apesar da diminuição de linhas, a oferta de assentos irá aumentar.
Ressalta ainda que os veículos circularão com maior velocidade nos corredores e deverão realizar viagens mais curtas com interligação para as regiões mais distantes. “O que nós estamos fazendo: os técnicos da SPTrans estudaram detalhadamente essas linhas, e a ação é nessas linhas onde há uma sobreposição ao longo do percurso, de maneira que você retira alguns desses ônibus, dá uma oferta maior de velocidade, uma melhora na viagem”, disse.
Outras novidades
Em meio às propostas destacadas no edital, novas exigências deverão ser implementadas no novo sistema de ônibus de São Paulo. Confira a mais informações sobre o edital na página do G1.
- Ar condicionado: todos os veículos devem estar equipados com ar-condicionado
- Limitador de velocidade: o veículo contará com um dispositivo que limitará a velocidade máxima em 50 km/h e que impedirá a abertura das portas com o veículo em movimento
- Conexão USB: a quantidade mínima de pontos de portas do tipo USB deve ser no mínimo a terça parte da quantidade de assentos
- Suporte bicicletas: exclusivo para veículos articulados de 23 metros de comprimento. A área reservada deverá ser próxima à porta de desembarque do último carro, onde o suporte deverá ser instalado.
Leia também: