Em três semanas, 107 feminicídios são registrados no país
O levantamento foi feito pelo professor Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela USP, baseado no noticiário nacional
O ano começou há apenas três semanas e 107 casos de feminicídio foram registrados no Brasil, de acordo com levantamento feito pelo professor Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela USP, baseado no noticiário nacional. O estudo foi divulgado pelo jornal O Globo nesta segunda-feira, 21.
Dados da pesquisa mostram que 68 casos foram consumados e 39 tentados. Além disso, há registros de ocorrências em ao menos 94 cidades, em 21 estados. Segundo a reportagem, mais da metade dos crimes (55%) ocorreram entre sexta-feira e domingo, enquanto os demais foram registrados durante a semana.
O que é feminicídio
Feminicídio é o homicídio de mulheres como crime hediondo quando envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher e violência doméstica e familiar. A lei define feminicídio como “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino”, e a pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.
- Mulher é assassinada por namorado em festa de reconciliação
- Estudante é estuprada e morta em festa de calouros da UFPI
- Homem é preso após manter namorada acorrentada em casa no Rio
- Anestesista é preso por estuprar mulheres em cirurgias no Rio
Atualmente, só no Brasil, o número de mulheres que morrem ou são violentadas nesta situação é alarmante e demanda conscientização sobre os direitos e liberdades de cada um. No período de 1 ano, entre março de 2016 e 2017, o país registrou 8 casos do crime por dia.
Na maioria das vezes, a violência é praticada por familiares, sendo parceiros ou ex-parceiros os mais frequentes. As mulheres negras são as mais afetadas, principalmente, por conta da vulnerabilidade social.
Está em vigor desde 2015 uma lei que considera o feminicídio crime hediondo com pena de 12 a 30 anos de prisão.
Assista ao vídeo para saber mais informações sobre o crime e como se proteger: