Emma Watson doa R$ 4,5 mi para fundo contra assédio sexual

Justice and Equality Fund foi anunciado em carta aberta em jornais britânicos assinada por 200 estrelas

Por: Redação | Comunicar erro

Ela não brinca em serviço. A britânica Emma Watson, 27 anos, doou 1 milhão de libras no lançamento de um fundo destinado a apoiar mulheres vítimas de assédio e abuso sexual.

A atriz Emma Watson

Justice and Equality Fund (Fundo para a Justiça e a Igualdade) foi anunciado numa carta aberta publicada na imprensa britânica e assinada por cerca de 200 mulheres, incluindo Emma e as atrizes Keira Knightley e Kate Winslet. O fundo apoia o movimento americano Time’s Up (O Tempo Acabou), que também luta pelo fim do assédio. As informações são do britânico Daily Mail.

O texto propõe uma união internacional para acabar com a cultura de abusos como o escândalo envolvendo o produto Harvey Weinstein.

Emma, além de estrela da saga “Harry Potter”, é ativista e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e divulgou o fundo em seu perfil no Instagram. O valor doado (cerca de R$ 4.500.000), assim como as 10 mil libras doadas por Keira e pelo ator Tom Hiddleston, serão utilizados para criar uma rede de assistência para vítimas de abusos, além de projetos para erradicar o abuso e a discriminação em todas as indústrias.

“Em um passado muito recente, vivíamos em um mundo no qual o assédio sexual era uma brincadeira incômoda, uma parte difícil e inevitável de ser uma menina ou uma mulher”, diz o texto. “Em 2018, parece que despertamos em um mundo preparado para a mudança.”

O lançamento do fundo ocorre horas antes de uma ação de solidariedade feminina planejada para a noite deste domingo, na entrega do Bafta, em que uma série de estrelas britânicas repetirão o movimento na entrega dos Globos de Ouro, nos EUA, e irão passar pelo tapete vermelho vestidas de preto e acompanhadas de ativistas feministas.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação revela descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …