Empresa cria compartilhamento de carona para quem vai pegar estrada

É possível oferecer ou pedir um lugar no carro, combinando preço, trajeto e até que tipo de música vocês gostam de ouvir

05/06/2014 17:08 / Atualizado em 04/05/2020 14:37

Os sistemas de compartilhamento de caronas surgiram para ajudar o trânsito e facilitar a vida de muitas pessoas nas grandes cidades. Mas, na estrada, a carona ainda é uma prática vista como insegura por muita gente.

Uma boa opção é a Tripda, uma plataforma de compartilhamento de caronas feita para quem quer percorrer longas distâncias. Para usá-la, basta se conectar com o perfil do Facebook e dizer se você está procurando ou oferecendo carona.

A carona é uma prática antiga, mas não muito segura. No Tripda é possível escolher seu motorista ou passageiro de acordo com preferências e interesses em comum, ou ainda, se você for mulher, escolher aceitar só outras mulheres.
A carona é uma prática antiga, mas não muito segura. No Tripda é possível escolher seu motorista ou passageiro de acordo com preferências e interesses em comum, ou ainda, se você for mulher, escolher aceitar só outras mulheres.

Como funciona

Para os passageiros, basta inserir o local de partida e chegada para visualizar as caronas disponíveis, que aparecerão ordenadas por datas. Para os motoristas, basta indicar seu trajeto, data e hora da viagem, bem como algumas informações extras (tamanho da bagagem, se aceita fazer desvios e tolerância de horário).

Uma vez combinada a carona, um preço é sugerido. O objetivo não é gerar lucro a ninguém, explica o site, apenas dividir custos. O motorista ainda pode estabelecer pontos de parada ao longo do trajeto, onde passageiros podem subir ou descer do veículo. Também é possível indicar qual é a flexibilidade para desviar um pouco de uma rota original para atender à necessidade de determinado passageiro.

Comunidade

Segundo a empresa, os usuários podem escolher opções como aceitar ou não transportar animais, ouvir música, conversar, comer e fumar dentro do veículo. Isso pretende facilitar a escolha de companheiros de viagem de acordo com as preferências do usuário.

Após cada carona, os usuários avaliam seus companheiros de viagem (motorista avalia os passageiros e vice-versa), para recomendá-los ou não aos outros usuários.