Empresa da Califórnia transforma metano de aterros sanitários em combustível para carros

A técnica reduz o impacto ambiental dos aterros e ainda diminui a necessidade da procura por gás natural no subsolo terrestre

11/10/2013 12:37 / Atualizado em 04/05/2020 13:50

Aterros sanitários podem ser soluções terríveis para a gestão de resíduos sólidos, principalmente quando não são controlados. A empresa Clean Energy Fuels, da Califórnia, pensou em uma maneira de aliviar o impacto ambiental desses espaços e acaba de anunciar o início da venda de combustível para carros feito com o metano dos aterros sanitários.

A empresa pretende vender o seu gás por um preço semelhante ao do gás natural já encontrado em postos, mas ainda inferior do que o biodiesel.
A empresa pretende vender o seu gás por um preço semelhante ao do gás natural já encontrado em postos, mas ainda inferior do que o biodiesel.

O metano é o segundo maior contribuinte no conjunto de gases de efeito estufa presente na atmosfera terrestre e os aterros sanitários são a terceira maior fonte de emissões de metano. A técnica da empresa reduziria esse impacto e ainda diminuiria a necessidade da busca por gás natural no subsolo.

A Clean Energy Fuels espera vender 15 milhões de litros do gás na Califórnia ainda neste ano em cerca de 40 postos de abastecimento. Segundo os responsáveis, o combustível de metano dos aterros pode queimar de forma 90% mais limpa do que o diesel.

Via Inhabitat.