Empréstimo consignado: conheça os detalhes desta modalidade
Confira a seguir os principais detalhes sobre o assunto e evite confusão na hora de pegar dinheiro emprestado.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde as parcelas são descontadas automaticamente da sua folha de pagamentos. Desse modo, a pessoa “não precisa pagar” as parcelas todos os meses. Afinal, isso é algo que acontece de maneira automática.
Por mais que solicitar crédito seja algo atraente, é necessário saber como funciona o sistema e ter um planejamento adequado. O brasileiro é um povo campeão em endividamento, algo que acontece por uma série de motivos, como gastos desenfreados
- Conheça regra do Pé-de-Meia para não perder o incentivo financeiro-educacional
- Como saber se o meu CPF está negativo?
- Governo libera empréstimo de até R$ 150 mil para MEI com prazo de 2 anos
- Linha de crédito de R$ 150 mil para MEI; Veja como conseguir empréstimo
Reunimos informações que podem ajudar você a entender o que representa essa forma de crédito. Confira a seguir os principais detalhes sobre o assunto e evite confusão na hora de pegar dinheiro emprestado.
O que é empréstimo consignado?
O crédito consignado é oferecido principalmente para aposentados e pensionistas. Estas pessoas recebem diretamente no banco os valores que possuem direito por mês. Dessa forma, fica mais fácil para que os bancos e financeiras realizem as cobranças.
Ainda assim, profissionais que trabalham com carteira assinada também podem buscar recursos dessa maneira. A questão é que os profissionais celetistas possuem menor estabilidade no emprego e por isso enfrentam taxas de juros um pouco mais elevadas do que outros solicitantes.
No caso dos aposentados e pensionistas, normalmente as taxas de juros do empréstimo consignado são menores do que em outras modalidades. Porque o pagamento é praticamente garantido, os riscos são baixos e o dinheiro é descontado todos os meses.
Quais são as vantagens do empréstimo consignado?
O empréstimo consignado pode ser uma das melhores alternativas para resolver seus problemas financeiros. Dá para fazer uma reforma, comprar móveis novos ou fazer algum procedimento cirúrgico. Não é necessário informar qual é a finalidade da solicitação dos recursos, basta comprovar as condições de pagamento.
Aliás, normalmente o processo é menos burocrático e a aprovação acontece de maneira ágil. As empresas costumam pedir documentos como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
- Dependendo da financeira, a análise acontece em menos de dois dias, a assinatura é realizada e o dinheiro depositado em sua conta corrente.
Desvantagens dessa modalidade
Por mais que aparente ser vantajoso, esse tipo de empréstimo pode não ser tão bom para o seu bolso.
Uma das principais desvantagens é a possibilidade de comprometer no máximo 30% da renda com as parcelas. Então, isso pode fazer com que o pagamento seja estendido por muito mais tempo do que era o esperado. E dependendo do valor solicitado, a proposta será negada.
As parcelas são cobradas todos os meses da sua conta em uma data fixa. Isso quer dizer que em caso de algum problema financeiro nesse meio-tempo, o pagamento não poderá ser adiado. Ou seja, o seu salário já caiu na conta e o desconto foi feito, mas falta dinheiro para pagar alguma coisa… não haverá de onde tirar!
Mas, a grande desvantagem é que nem todas as pessoas podem fazer esta solicitação. Muitos profissionais com carteira assinada não têm direito porque não recebem por bancos, por exemplo.