Erro de calçada com ‘acessibilidade’ em Macapá vira piada na web
As informações são do "G1"
O erro em uma calçada com piso de acessibilidade, localizada na 10ª Avenida do bairro Congós, zona sul de Macapá, no Amapá, repercutiu nas redes sociais nos últimos dias. As imagens publicadas por usuários do Facebook mostram que o piso tátil, usado para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, foi construído sem nivelamento.
Em um dos posts sobre a calçada, que teve milhares de curtidas e compartilhamentos, a via foi associada ao “parkout”, que é a prática radical de transposição de obstáculos com saltos.
De acordo com o “G1“, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) informou que a dona da casa foi notificada e compareceu ao órgão na última sexta-feira, dia 1, onde recebeu o projeto que atende às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
- Entenda como dois copos desta bebida podem ajudar a diminuir o risco de AVC
A proprietária do imóvel admitiu o erro e disse que foi equívoco do pedreiro. Agora, após o alerta, ela afirmou que vai iniciar uma nova obra a partir desta quarta-feira, dia 6.
O diretor de fiscalização da Semduh, Saulo Trindade, declarou que o piso tátil lidera o número de denúncias na ouvidoria da secretaria, mas a fiscalização foi intensificada para evitar novos casos.
O projeto de obra em calçada é autorizado apenas se o mesmo contemplar as normas de acessibilidade do passeio público previstas em lei. O morador é responsável pela construção, mas deve seguir as exigências.
- Leia mais: