Estudante gaúcha expõe agressão e xenofobia em Lisboa
Brasileira relatou ter sido agredida por quatro portugueses
A estudante gaúcha Sophia Velho, de 26 anos, relatou ter sido vítima de xenofobia em Lisboa. Ela foi a agredida por quatro portugueses em um bar, na capital lusitana, no dia 28, mas só expôs o seu caso nesta quinta-feira, 6.
Segundo relatou em um grupo do Facebook, ela levou uma amiga que viajava pela Europa para um bar que conhecia. No estabelecimento, uma portuguesa passou a desdenhar a mulher brasileira com diversas ofensas, como “vadias” que vão para Portugal “roubar os homens”.
- O que há de novo em Lisboa neste outono?
- 5 passeios românticos para fazer em Lisboa
- São Luís mostra que nem só de praia vive o Nordeste
- Estudar fora: 30 organizações que oferecem apoio financeiro
Sofia disse que era brasileira, mas a mulher continuou a fazer chacotas. Cansadas dos insultos, as amigas reclamaram a um funcionário e saíram do bar.
A mulher foi atrás das brasileiras e golpeou Sofia pelas costas. Depois, três garotos que estavam com a portuguesa a seguraram e continuaram a agressão. A estudante consegui escapar e tentou entrar novamente no bar, mas um garçom a jogou na sarjeta.
Os policiais foram ao local das agressões. Sophia afirmou não ter recebido qualquer tipo de assistência, como encaminhamento hospitalar ou boletim de ocorrência.
Sophia vive há três anos em Portugal e disse, em sua rede social, ter presenciado diversos episódios de xenofobia contra brasileiros. Ela, porém, nunca tinha passado por situação semelhante.