Estudo revela: árvores são benéficas para a saúde de moradores das grandes cidades
Presença de árvores colabora para a redução de problemas cardiovasculares e outras doenças
Um estudo recente divulgado pela revista Scientific Reports revela que viver perto de árvores pode ser um grande benefício à saúde. E não precisou muito para chegar ao resultado. Segundo o estudo, moradores de áreas urbanas, em regiões arborizadas, afirmaram ser mais saudáveis, livres de doenças cardíacas ou diabetes.
Para descobrir o impacto causado por uma árvore, os pesquisadores coletaram dados de 31 mil moradores da cidade canadense de Toronto que, hoje, tem população de 6 milhões de habitantes.
Entre as informações coletadas, levou-se em conta as condições cardiometabólicas, renda, anos de educação e a percepção pessoal da saúde. Somado a isso combinou-se imagens de satélite e dados públicos de 500 mil árvores em Toronto.
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
- Pokémon será o tema do Natal no Shopping Cidade São Paulo
- 5 cidades imperdíveis para conhecer no verão europeu
- Os benefícios da tangerina para a saúde são tantos que você nem imagina
E o resultado final concluiu que o plantio de 10 ou mais árvores em uma quadra de uma cidade pode melhorar o quadro de de saúde das pessoas que vivem por ali. Mesmo conseguindo exercer uma relação entre a “qualidade de vida das pessoa x árvores”, os cientistas ainda não conseguiram definir o real motivo pela qual uma região arborizada pode influenciar positivamente a saúde das pessoas.
- Com intervenção no Ibirapuera, projeto chama atenção para árvores caídas em SP
- Conheça o aposentado que já plantou mais de 16 mil árvores em SP