EUA elegem primeira mulher transexual para Senado Estadual
Também foram eleitos os dois primeiros homens gays e negros da história do Congresso americano.
A democrata Sarah McBride será a primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira em um Senado estadual nos Estados Unidos. Ela foi eleita nesta terça-feira, 3, por Delaware.
Pelas redes sociais, Sarah McBride celebrou o resultado. “Conseguimos. Vencemos a eleição geral. Obrigada, obrigada, obrigada”, escreveu.
Sarah irá assumir a cadeira de seu correligionário Harris B. McDowell III, no distrito de Wilmington, que está se aposentando após ficar 44 anos no cargo.
- EXCELENTE notícia para pessoas trans e travestis acaba de chegar
- Silvio Santos usa espaço de seu programa para explicar transexualidade
- 5 livros escritos por pessoas trans para você ler e presentear
- Bar cobra valor ‘para homens’ de mulher trans no litoral de SP
“Espero que esta noite mostre a uma criança LGBTQ que nossa democracia é grande o bastante para ela também”, prosseguiu. “Ao mesmo tempo em que Delaware continua a enfrentar a crise da covid, é hora de trabalhar para investir nas políticas que farão a diferença para as famílias trabalhadoras”, completou a senadora estadual eleita.
Apesar de ser a primeira trans a assumir uma vaga no Senado estadual, Sarah não é uma novata na política. Em 2012, também foi a primeira estagiária abertamente transexual na Casa Branca, durante o governo de Barack Obama. Depois, atuou em favor de um projeto de lei estadual para os direitos de pessoas trans em Delaware, que foi sancionado em 2013.
Sarah também é secretária de imprensa nacional da organização de direitos civis LGBTQ+ Human Rights Campaign. “Estamos muito orgulhosos de você por esta vitória histórica”, publicou o perfil da organização no Twitter.
Homens gays e negros
Também foram eleitos nesta terça-feira os dois primeiros homens gays e negros da história do Congresso americano. Ritchie Torres e Mondaire Jones, ambos do Partido Democrata foram eleitos pelo estado de Nova York.
Ritchie Torres teve uma vitória “esmagadora”. Ele foi eleito para representar o 15º distrito de Nova York, que incluiu o Bronx. Já Mondaire Jones foi eleito para representar o 17º distrito que abrange Westchester e Rockland.