EUA lançam ‘mãe de todas as bombas’ no Afeganistão
Os Estados Unidos lançaram nesta quinta-feira, dia 13, uma poderosa bomba não-nuclear contra o Afeganistão. A informação é do Pentágono e foi passada à agência France Presse.
Segundo a rede de TV americana CNN, a GBU-43, conhecida como a “mãe de todas as bombas”, é o artefato não nuclear mais potente já usado pelos EUA. Esta munição foi desenvolvida durante a Guerra do Iraque.
Ela é guiada por GPS e foi lançada por uma aeronave MC-130 sobre a província de Nangarhar, no Afeganistão, para atacar um complexo de cavernas do Estado Islâmico.
- Bolsonaro vira piada em talk-show americano, após atos terroristas no DF
- Bolsonaro decide fugir para os EUA para não passar faixa a Lula
- ONG’s acusam EUA de abandonar cães no Afeganistão
- ‘Não vamos perdoar’, diz Biden sobre ataque terrorista no Afeganistão
A bomba pesa mais de dez toneladas, segundo o governo dos EUA. De acordo com a “Folha”, o general John Nicholson, chefe das forças americanas no Afeganistão, afirmou que ela tem “munição adequada para reduzir os obstáculos e manter o impulso de nossa ofensiva contra as forças do Estado Islâmico”.
“Estou muito, muito orgulhoso de nossos militares”, afirmou o presidente americano, Donald Trump, segundo o UOL. “Foi outro evento de sucesso”, disse, comparando com o bombardeio da semana passada, na Síria.
O governo ainda não se pronunciou sobre os danos causados, mas o Pentágono assegurou que foram tomadas precauções para evitar vítimas civis.
- Veja também: