Ex-diarista alimenta 230 crianças por dia em favela de SP

Por: Redação

Aos 59 anos, a ex-empregada doméstica Marlene Garcia tem um compromisso diário com as crianças que vivem no Morro da Macumba, favela com 10 mil moradoras na zona sul de São Paulo. Sem ajuda governamental, ela comanda um galpão onde alimenta 230 crianças com panelões que ela mesma prepara de arroz e carne moída.

Ao repórter Leandro Machado, do jornal Folha de S. Paulo, ela diz que tem muita dó das crianças. “Vejo uma com fome, probrezinha, quero trazer para cá”, conta.

Crédito: Getty Images/iStockphoto“A criança não tem culpa se o pai é bandido, toda criança é boa”, diz Marlene

No fim dos anos 90, a favela do Morro da Macumba sofria com uma guerra entre traficantes. Na época, as crianças eram usadas como soldados. “Fui falar com um chefe do tráfico e pedi para ele nunca mais usar uma crianças”, conta a filha de Marlene, Vanessa Garcia.

Em 2005, ela e a mãe encontraram um galpão no topo da favela, mas o local era usado como ponto de tráfico e cativeiro de sequestros. “Falamos com os traficantes, mostramos o nosso projeto”, diz Vanessa. Eles toparam sair e o dono do espaço também cedeu à vontade de Marlene.

No galpão, as crianças ainda têm reforço e matemática e português e aulas de inglês e francês, dadas por voluntários. Leia a reportagem na íntegra aqui.

Veja também:

Compartilhe:

Tags: #Doações
1
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
2
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
3
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
4
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
5
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
6
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …
7
Os sinais de um relacionamento abusivo
Identificar os sinais de um relacionamento abusivo e violento nem sempre é fácil. O controle é mascarado pela preocupação e …
8
Brasil pedirá ajudar internacional para controlar crise na Amazônia
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que o Brasil deve participar da Conferência do Clima da ONU (COP-25), …