Exposição do Masp deve entrar na mira de grupos conservadores
Exposição 'Histórias da Sexualidade' entra em cartaz na semana que vem e, como o tema já revela, há algumas obras que podem se tornar polêmicas
O Masp deve ser o próximo museu a entrar na mira de grupos moralistas que têm focado suas críticas nas artes e na cultura. Segundo o jornalista Silas Martí, da “Folha”, a exposição “Histórias da Sexualidade” entra em cartaz na semana que vem e, como o tema já revela, há algumas obras que podem se tornar polêmicas.
O temor dos responsáveis pelo museu não é à toa: recentemente, museus do Brasil e fora do país têm se tornado alvos de críticas _ em alguns casos, até de agressões físicas a funcionários _ de grupos conservadores.
De acordo com Martí, há, entre as pinturas, a tela de Adriana Varejão apontada como sendo uma “apologia à zoofilia” e que fazia parte também da mostra “Queermuseu“, que foi cancelada pelo Santander Cultural de Porto Alegre após críticas e pressão de conservadores.
No Masp, o temor é o de que haja vazamento sobre detalhes da exposição, que debate a representação do sexo na arte, leve a uma outra censura ou a ataques de conservadores.
- Veja também: