Fake: Forças Armadas NÃO entregarão comida na posse de Bolsonaro

Post com informação falsa está sendo compartilhado nas redes sociais

02/11/2018 17:57

Quem achou que as fake news dariam uma trégua após as eleições estava enganado. A nova mentira que tem circulado pelas redes sociais junta uma boa causa, as Forças Armadas e a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Exército brasileiro em cerimônia na Vila Militar, no Rio
Exército brasileiro em cerimônia na Vila Militar, no Rio - Tomaz Silva/Agência Brasil

Segundo o post, que tem sido muito compartilhado, as Forças Armadas farão uma seleção de alimentos e os enviarão “às cidades e às pessoas com mais necessidades” no dia da posse, 1º de janeiro de 2019, o que seria “a maior campanha de arrecadação de alimentos da história do Brasil”.

Seria lindo, seria maravilhoso, mas não caia nessa: é uma grande fake news. O próprio Ministério da Defesa teve de se manifestar e esclarecer: “é falsa a informação que as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) farão a distribuição de alimentos oriundos de suposta campanha de arrecadação de itens a ser realizada no dia da posse do presidente eleito. Tal informação vem circulando em mensagens nas redes sociais, dizendo que a campanha contaria com a participação das Forças Armadas, o que não procede. Cabe destacar que a Constituição Federal não prevê este tipo de ação como atribuição das Forças Armadas. Portanto, solicitamos que desconsiderem tal fato e não o compartilhem”.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, também publicou um tuíte sobre o tema, em que pede que seus seguidores compartilhem a nota do ministério para “evitar transtorno e desinformação para a população”.