Fala de Bolsonaro me obriga a defender o trabalho de Damares

O presidente minimizou a importância do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Por: Maurício Costa | Comunicar erro

Uma fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) me obriga a sair em defesa do trabalho da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves – e olha que raramente eu concordo com ela.

Nesta quinta-feira, 21, Bolsonaro comentou durante uma transmissão ao vivo no Facebook feita em Santiago do Chile, onde fica em viagem oficial até sábado, 23, e afirmou que Damares é uma ministra de “menor importância”.

bolsonaro damares
Crédito: reprodução/InstagramBolsonaro diz que Damares Alves é ministra com menor importância

“Quero deixar bem claro que qualquer decisão minha eu ouço qualquer ministro da área. Não tomo sozinho, até porque eu posso errar. Eu tenho que ter responsabilidade”, disse o presidente. “Até com a Damares, que é uma ministra com importância não muito grande, mas tem importância. A Damares é uma ministra que trata da questão da família, direitos humanos, eu conto com ela e está fazendo um trabalho excepcional no seu ministério”, afirmou.

A fala de Bolsonaro deixa claro que, para ele, questões como as dos direitos humanos e os direitos da mulher, por exemplo, são secundários, são de “importância não muito grande”.

Dessa vez, saio em defesa do trabalho de Damares. A ministra ocupa um dos cargos mais importantes da gestão Bolsonaro. Não concordo com a maioria das opiniões dela, mas minimizar a importância de seu ministério é, no mínimo, ultrajante.

No país em que os LGBTs são os mais assassinados no mundo*, em que o salário entre homens e mulheres ainda é desigual**, em que o racismo impera nas ruas e nos escritórios***, o ministério comandado por Damares deveria ser prioritário em qualquer gestão de respeito.

São números que nos envergonham quando comparamos com qualquer nação desenvolvida.

Dizer que Damares é uma ministra de “menor importância” também soa um tanto machista, uma vez que entre todos os ministros de Bolsonaro, só existem duas mulheres.

O presidente precisa, urgentemente, começar a pensar antes de falar. Ele já não é mais um deputado.

*

**

***

Compartilhe:

Autor: Maurício Costa

Coordenador de Tempo Real. Libriano com traços piscianos. Amante da praia e do concreto. Rolês no centro de São Paulo são os meus preferidos.

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …