Farmácia Popular: faça seu cadastro e pegue remédios no precinho
Leia o post até o final e saiba em quais locais você pode pegar o seu medicamento
Quem precisa de remédios contínuos para manter a saúde em níveis estáveis pode der uma dor que, nem sempre é percebida: a dor do bolso. A depender do tipo de trabalho, os medicamentos podem chegar à casa de três dígitos.
Mas, nem tudo está perdido. É que o governo, para auxiliar estes pacientes tem o Farmácia Popular. Para entender como funciona, leia este post até o fim,
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
O que é a Farmácia Popular?
O Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde – APS, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.
Disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e partir de junho de 2023, também para osteoporose e anticoncepcionais.
O programa também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças
Como identificar uma farmácia popular?
Para você descobrir onde há farmácias mais próximas de você que estão credenciadas no programa, acesse o site do Ministério da Saúde para verificar os endereços e os telefones das unidades.
Como cadastrar remédios no Farmácia Popular?
O programa ainda oferece outros remédios com preços até 90% mais baixos. Basta ir a uma farmácia credenciada, apresentar a identidade e a receita, que não necessita ser de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS).