Fernando de Noronha sai na frente e proíbe o uso de plástico

Copos, garfos, sacolas e garrafas não podem mais entrar no arquipélago; medida foi tomada para preservar animais e paisagens

Por: Redação | Comunicar erro

Para preservar a fauna e as paisagens naturais estonteantes, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, proibiu a entrada, a comercialização e o uso de plásticos e isopores na ilha. Com isso, copos, pratos, sacolas e garrafas com capacidade inferior a 500 ml não podem mais ser utilizados.

A medida passa a valer no dia 13 de março, sujeita à multa por descumprimento. Estabelecimentos e moradores terão três meses para tirar de circulação embalagens e recipientes. A decisão inclui produtos descartáveis e materiais plásticos com potencial de se tornar um artigo poluente.

praia em Fernando de Noronha
Crédito: Nachosuch/IstockFernando de Noronha proíbe o uso de plásticos para preservar arquipélago

O objetivo é reduzir o consumo e o impacto que os materiais causam no meio ambiente. Essa diminuição já é considerado um dos grandes desafios do mundo atual. De acordo com a ONU Meio Ambiente, na última década, foi produzido mais plástico do que em todo o século passado.

Pesquisas apontam que, se nada for feito para frear o uso do material, em 2050 terão mais plásticos do que peixes nos oceanos. Nesse sentido, Fernando de Noronha sai na frente na corrida pela preservação ambiental, com a medida mais restritiva até o momento no Brasil.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …