Fernando de Noronha sai na frente e proíbe o uso de plástico

Copos, garfos, sacolas e garrafas não podem mais entrar no arquipélago; medida foi tomada para preservar animais e paisagens

Por: Redação | Comunicar erro

Para preservar a fauna e as paisagens naturais estonteantes, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, proibiu a entrada, a comercialização e o uso de plásticos e isopores na ilha. Com isso, copos, pratos, sacolas e garrafas com capacidade inferior a 500 ml não podem mais ser utilizados.

A medida passa a valer no dia 13 de março, sujeita à multa por descumprimento. Estabelecimentos e moradores terão três meses para tirar de circulação embalagens e recipientes. A decisão inclui produtos descartáveis e materiais plásticos com potencial de se tornar um artigo poluente.

praia em Fernando de Noronha
Crédito: Nachosuch/IstockFernando de Noronha proíbe o uso de plásticos para preservar arquipélago

O objetivo é reduzir o consumo e o impacto que os materiais causam no meio ambiente. Essa diminuição já é considerado um dos grandes desafios do mundo atual. De acordo com a ONU Meio Ambiente, na última década, foi produzido mais plástico do que em todo o século passado.

Pesquisas apontam que, se nada for feito para frear o uso do material, em 2050 terão mais plásticos do que peixes nos oceanos. Nesse sentido, Fernando de Noronha sai na frente na corrida pela preservação ambiental, com a medida mais restritiva até o momento no Brasil.

1 / 8
1
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
2
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
3
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
4
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
5
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
6
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
7
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
8
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …