Mais um animal morreu após engolir lixo plástico nos oceanos

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), confira 7 informações que você precisa saber sobre os impactos do plástico na natureza

Por: Redação | Comunicar erro
Oitenta bolsas de plástico foram encontradas no estômago de uma baleia na Tailândia

Uma embalagem plástica que você joga em qualquer lugar pode causar sérios danos à natureza. Se esse resíduo vai para o mar, o que muitas vezes acontece, ele entra para uma estatística alarmante. Estima-se que, por ano, cerca de 6,4 milhões de toneladas de lixo são descartados nos mares e oceanos.

O estrago causado por uma simples embalagem pode ser irreversível, principalmente para os animais marinhos, que morrem após ingerir o plástico por engano, pensando que é seu alimento natural. Segundo uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, 100 mil animais morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos.

O caso mais recente que evidencia essas consequências ocorreu no sul da Tailândia. Oitenta bolsas de plástico foram encontradas no estômago de uma baleia piloto que morreu após vomitar e ter convulsões, informou a imprensa local.

O animal foi resgatado após ser avistado flutuando no canal de Songhkla, sem conseguir nadar. Ele acabou morrendo dias depois por causa da obstrução intestinal. Antes da morte, expulsou cinco bolsas de plástico pela boca.

De acordo com o departamento de Recursos Litorâneos e Marítimos do país, a autópsia revelou que a baleia tinha 80 bolsas de plástico no estômago, com um peso total de oito quilos.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A poluição plástica é o tema da edição deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece nesta terça-feira, 5 de junho. Segundo a ONU Meio Ambiente, a Índia é a anfitriã da data este ano e convida a todos a se unirem para fazerem algo positivo pela natureza.

“Para acabar com a poluição plástica, precisamos que todos se prontifiquem a pensar profundamente sobre como podemos não apenas reduzir, reutilizar e reciclar, mas também inspirar novos comportamentos”, diz a organização.

Ainda tem dúvidas sobre os impactos do plástico na natureza? Confira o infográfico abaixo:

Entenda os impactos do plástico no meio ambiente
  • Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …