Mais um animal morreu após engolir lixo plástico nos oceanos

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), confira 7 informações que você precisa saber sobre os impactos do plástico na natureza

Por: Redação | Comunicar erro
Oitenta bolsas de plástico foram encontradas no estômago de uma baleia na Tailândia

Uma embalagem plástica que você joga em qualquer lugar pode causar sérios danos à natureza. Se esse resíduo vai para o mar, o que muitas vezes acontece, ele entra para uma estatística alarmante. Estima-se que, por ano, cerca de 6,4 milhões de toneladas de lixo são descartados nos mares e oceanos.

O estrago causado por uma simples embalagem pode ser irreversível, principalmente para os animais marinhos, que morrem após ingerir o plástico por engano, pensando que é seu alimento natural. Segundo uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, 100 mil animais morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos.

O caso mais recente que evidencia essas consequências ocorreu no sul da Tailândia. Oitenta bolsas de plástico foram encontradas no estômago de uma baleia piloto que morreu após vomitar e ter convulsões, informou a imprensa local.

O animal foi resgatado após ser avistado flutuando no canal de Songhkla, sem conseguir nadar. Ele acabou morrendo dias depois por causa da obstrução intestinal. Antes da morte, expulsou cinco bolsas de plástico pela boca.

De acordo com o departamento de Recursos Litorâneos e Marítimos do país, a autópsia revelou que a baleia tinha 80 bolsas de plástico no estômago, com um peso total de oito quilos.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A poluição plástica é o tema da edição deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece nesta terça-feira, 5 de junho. Segundo a ONU Meio Ambiente, a Índia é a anfitriã da data este ano e convida a todos a se unirem para fazerem algo positivo pela natureza.

“Para acabar com a poluição plástica, precisamos que todos se prontifiquem a pensar profundamente sobre como podemos não apenas reduzir, reutilizar e reciclar, mas também inspirar novos comportamentos”, diz a organização.

Ainda tem dúvidas sobre os impactos do plástico na natureza? Confira o infográfico abaixo:

Entenda os impactos do plástico no meio ambiente
  • Leia também:
1 / 8
1
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
2
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
3
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
4
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …
5
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
6
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
7
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
8
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …