FIES: governo anuncia 60 mil vagas remanescentes
Estudantes serão classificados de acordo com a nota do Enem
O Ministério da Educação anunciou que 60 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) serão, ainda este ano, destinadas a estudantes inscritos no programa. Segundo o governo, as classificações dos inscritos serão feitas por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Essas 60 mil vagas remanescentes são justamente aquelas que não foram utilizadas por outros estudantes. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o edital completo será divulgado, com todos os detalhes, em outubro.
O que é o FIES?
O FIES é um programa do Ministério da Educação, criado em 1999, para financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores de universidade pagas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Como se inscrever
Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:
1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)
O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e fará o cadastro de uma senha.
2° Passo: Inscrição no SisFIES
O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
3º Passo: Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.
4º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.