Fifa diz ‘não’ a discurso político de Zelensky na final da Copa
Rejeitado pela Fifa, Zelensky tem usado eventos de grandes de visibilidade para divulgar informações da guerra na Ucrânia
Segundo informações divulgadas pela CNN, a FIFA barrou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de compartilhar uma “mensagem de paz mundial” antes do apito inicial entre Argentina e França na final da Copa do Mundo que acontece neste domingo, 18.
A ideia do presidente ucraniano, segundo informações circuladas na imprensa internacional, era participar da cerimônia de encerramento por meio de um link de vídeo transmitido no estádio Lusail, palco da grande final.
Surpresos com a negativa, o escritório de Zelensky rebateu a resposta dos organizadores da competição esportiva mais vista no mundo. “Achamos que a Fifa queria usar sua plataforma para um bem maior”, teria dito a fonte ouvida pela emissora. Apesar da aparente rejeição, a mesma fonte comentou que as negociações entre a Ucrânia e o órgão regulador do esporte ainda não estão encerradas.
- Espetáculo de danças urbanas “Ápeiron – Além da Matéria” terá apresentações gratuitas em São Miguel Paulista
- O segredo contra a depressão pode estar em uma atividade; veja qual
- Falta de vitamina A: sintomas e como prevenir
- 4 destinos que todo fã de filmes de terror precisa conhecer
Esta, inclusive, não é a primeira vez que Kiev recorre a grandes eventos mundiais para chamar atenção para a guerra na Ucrânia, que chegou a 200 dias na última segunda-feira, 12.
Desde o início do conflito na região, Zelensky, que antes do cargo executivo era ator, já protagonizou diversas aparições públicas como na cúpula do G20, Grammy e até o Festival de Cinema de Cannes. Além disso, tem usado sua influência no meio artístico para divulgar os horrores da guerra entre diferentes meios e já entrevistas para jornalistas famosos como David Letterman e ao ator Sean Penn.