Fiji faz história e ganha 1ª medalha de ouro olímpica em 90 anos
Fiji é um país que foi colonizado pela Inglaterra, composto por 332 ilhas, e que nesta quinta-feira entrou pra história ao ganhar a sua primeira medalha de outro olímpica. E o esporte que trouxe este feito foi o rúgbi, aqui, numa versão conhecida como sevens, na qual há 7 jogadores de cada lado.
Não podemos dizer que o resultado foi inesperado, afinal, o país tem tradição neste esporte. Fiji ganhou a partida de 43 a 7 da Grã-Bretanha, que acabou ficou com a medalha de prata, seguida da de bronze para a África do Sul.
Antes de subirem ao pódio, os jogadores do país enfrentaram diversas dificuldades, inclusive, alguns deles ficaram desabrigados devido a um intenso ciclone que destruiu boa parte do país em fevereiro. Aliás, os jogadores desta seleção têm uma trajetória inspiradora. A maior parte deles trabalha em Fiji como cortadores de cana, carregadores de malas em hotéis ou carcereiros.
- Jogos Paralímpicos 2016: Ricardo Costa ganha 1ª medalha de ouro
- Casal olímpico tem tanta medalha que poderia ser um país
- Thiago Braz: Uma história de superação que vale mais do que ouro
- Ex-pivô do basquete feminino leiloa medalha de prata olímpica por R$ 35 mil
O treinador do time, desde 2013, é o britânico Ben Ryan. Ele contou à imprensa internacional que a federação esportiva do país nem mesmo tinha dinheiro para colocar gasolina no ônibus que levava os jogadores para os treinos.