‘Formação em Ciclomobilidade’ promove oficinas para ativismo pelas bicicletas

Por: Redação

A Formação em Ciclomobilidade é uma iniciativa da ONG Ciclocidade com oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta. A ideia é direcionada para quem é ou quer ser ativista das bikes e precisa de ajuda para conhecer diferentes táticas de ação ou se introduzir em um rede de ciclistas para trocar experiências.

As oficinas buscam ciclistas, de qualquer faixa etária, que morem em diferentes pontos da cidade e sejam capazes de levantar os problemas relacionados às bicicletas em seu bairro ou região para procurar solucioná-los. As inscrições para a primeira turma de Formação, que acontece de 22 a 24 de maio, estão abertas até o dia 12 deste mês.

Foto: Gonzalo Cuellar Mansilla
A Formação em Ciclomobilidade é uma iniciativa com oficinas voltadas para o ativismo pela mobilidade por bicicleta

Em 2015, serão formadas duas turmas de 20 a 25 pessoas cada, em um regime de semi-imersão. A primeira formação acontece em maio, tendo como temas:

1) A bicicleta na cidade. Os atores da bicicleta em São Paulo, a Massa Crítica, como surgiu a bicicleta e a cultura da bicicleta no Brasil, dados e legislação.

2) Política Pública para bicicleta. As políticas de mobilidade em São Paulo, no Brasil e no mundo, como se cria uma lei quais são os espaços formais e institucionais de diálogo com o poder público.

3) Ferramentas de mobilização. Como planejar uma campanha, as possibilidades de ação, intervenções urbanas, como mobilizar o público-alvo, as ferramentas disponíveis, os canais de recursos.

Veja abaixo o cronograma para o período de inscrições:

De 27/4 a 12/5 (até às 23h59) – Inscrições;

Dia 15/5 – Divulgação dos resultados;

De 16/5 a 21/5 – Contato com participantes;

De 22/5 a 24/5 – Formação em Ciclomobilidade – Primeira turma.

Confira mais informações no site da Ciclocidade.

Compartilhe:

1
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
2
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
3
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
4
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
5
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
6
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
7
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
8
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …