Fotógrafa recria princesas da Disney e empodera meninas negras
Representatividade importa, sim! "Nesta série, eu queria que meninas negras soubessem que também são princesas", afirma a fotógrafa Symone Seven
Quais são as referências de princesas para as meninas negras? A imensa maioria das personagens da Disney representa um padrão de beleza sem qualquer representatividade para grande parte de seu público. Foi pensando nisso que a fotógrafa Symone Seven, de Atlanta, nos Estados Unidos, decidiu recriar as capas dos filmes e empoderar essas crianças.
A modelo do ensaio é a própria Symone, que mostra todo seu poder ao interpretar Cinderella, Jasmine, Ariel, Rapunzel, Pocahontas e tantas outras personagens que são símbolo da infância de muitas garotas.
“Eu crio autorretratos para inspirar as pessoas a sentirem orgulho de serem elas mesmas. Eu queria fazer algo para quem já se sentiu esquecido durante a quarentena. Nesta série, eu queria que meninas negras soubessem que também são princesas”, escreveu a fotógrafa na descrição do projeto.
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
- Stopover: conheça 2 destinos pagando apenas uma passagem
- Só hoje: Gol tem passagens em promoção a partir de R$ 160
- 3 destinos exóticos na Ásia que você precisa conhecer
Após publicar as imagens, Seven recebeu centenas de mensagens de mães agradecendo sua iniciativa e afirmando que suas filhas finalmente se sentiram representadas. Muitas também enviaram fotos das crianças vestidas de princesas.
“Minha filha de três anos ficou extremamente animada quando ela viu essa foto. ‘Mamãe! É a Jasmine! Ela parece exatamente como eu! Eu amo ela!”, disse uma seguidora no Facebook.
A fotógrafa autorizou a Catraca Livre a divulgar seu ensaio. Saiba mais sobre seu trabalho no Instagram, Facebook e no site oficial.
Veja mais fotos:
Conheça ilustradoras negras para você amar e acompanhar
Assim como diversas frentes artísticas, o universo das ilustrações também foi (e ainda é) uma bolha racial que exclui, sempre de maneira covarde e velada, as pessoas negras.
Quem discorda, basta listar, de cabeça e sem hipocrisia, um número razoável de profissionais deste meio que sejam negros e, principalmente, que faça questão de mostrar a negritude em suas obras.
Para que você não fique horas e horas sem lembrar de ninguém e perca o interesse, fazemos questão de mostrar 6 ilustradoras negras que usam o seu talento artístico para mostrar a beleza, a diversidade e a luta do povo negro.
É uma questão de representatividade para as pessoas negras ver que negros também estão produzindo arte e ilustrações. E é uma questão de conhecimento e empatia para pessoas não-negras compreenderem que as mulheres desta lista ainda são minoria, apesar de seu talento, e que é fundamental valorizar o trabalho delas para que possamos caminhar em busca de uma sociedade um pouco menos racista.
Confira: