Madrugada fria faz vítima em São Paulo; veja como ajudar
O corpo do homem em situação de rua foi retirado mais de seis horas depois da chegada do socorro
Um homem em situação de rua morreu na madrugada do último sábado, 20, na rua Carneiro da Cunha, na Saúde, zona sul de São Paulo. Adriano Paulino tinha 47 anos e a suspeita é de hipotermia.
A prefeitura da capital afirmou, em nota, que ofereceu abrigo, mas o homem aceitou apenas um cobertor.
O município, no entanto, disponibiliza 20 mil vagas em abrigos, mas existem, ao menos, 32 mil pessoas em situação de rua na cidade. Portanto, 12 mil vidas não têm para onde ir nas noites de frio intenso.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a temperatura média registrada na capital foi de 9°C, com sensação térmica de 3°C.
O padre Julio Lancellotti, que acompanha e ampara a população em situação de rua da cidade, informou sobre a morte por meio de seu perfil nas redes sociais.
Saiba como doar agasalhos em São Paulo
A Catraca Livre reuniu informações para quem deseja fazer doações para os que precisam. Saiba como:
Prefeitura de São Paulo – Ações com moradores de rua
A prefeitura da Cidade de São Paulo executa, anualmente, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas. O objetivo é proteger e minimizar os impactos das baixas temperaturas na população de rua. A ação prevê ampliação de vagas de acolhimento, transporte e distribuição de cobertores.
A Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape) disponibiliza o 156, uma linha telefônica aberta 24 horas por dia para comunicar casos de moradores de rua precisando de ajuda. A ligação pode ser anônima.
Diga ao atendente informações que facilitem a identificação e localização do indivíduo, como endereço, pontos de referência e características físicas.
Quem tem sugestões para melhorar o atendimento a pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas pode enviar um e-mail para [email protected], com o assunto “Sugestões – Baixas Temperaturas”.
PoupaTempo
As unidades do PoupaTempo em todo o estado estão recebendo doações para a Campanha Inverno Solidário 2022. As informações sobre a ação estão disponíveis no site Inverno Solidário.
Pão do Povo da Rua
A ONG Pão do Povo da Rua reúne recursos para doar cobertores, meias, pães e sopa aos que estão em situação de rua.
Banco Santander
AG: 1717
C/C: 130007872
Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileira
CNPJ: 31.721.081/0001-42
Chave PIX: 31721081000142
O endereço para entrega de doações é na rua Dr. Pedro Arbues, 147, Luz.
Julio Lancellotti
O padre Julio Lancellotti promove um trabalho diário de acolhimento e apoio a moradores de rua. A paróquia recebe agasalhos, cobertores, mantimentos e roupas para distribuição. As doações também podem ser enviadas para:
Julio Renato Lancellotti – Paróquia de São Miguel Arcanjo
Banco Bradesco| AG: 0299
CC: 034857-0 |
CNPJ: 63.089.825/0097-96
Chave PIX: 63.089.825/0097-96
Para doar pessoalmente, a Igreja São Miguel Arcanjo fica na rua Taquari 1100, no Brás.
SP Invisível
A SP Invisível surgiu em 2014, com a intenção de documentarem o “invisível” da cidade e mostrar que a população de rua tem história e merece ser ouvida. A ONG realiza ações o ano todo e se mobiliza em situações especiais. No site, há a possibilidade de doar uma vez ou fazer colaborações mensais. Acesse o site.
Anjos da Noite
Ativa em São Paulo desde 1989, a ONG Anjos da Noite realiza um trabalho social incessante na capital. A ONG entrega alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores às pessoas em situação de rua. Entre no site para doar.
Banco do Brasil
Agência 1812-0
CC 940709-X
Núcleo Assistencial Anjos da Noite
CNPJ: 67.637.231/0001-81