Frio úmido e seco ao mesmo tempo; como fica o tempo nos próximos dias
Duas frentes frias e a chegada da massa de ar polar serão as responsáveis por causar tantas mudanças climáticas nos próximos dias
Frio úmido e seco ao mesmo tempo; massa de ar polar chegando, temperaturas caindo. Saiba como fica o tempo no Brasil nos próximos dias.
Saiba quando nova frente fria chega e pode causar dia mais frio do ano
De acordo om o site de meteorologia Climatempo, o Centro-Oeste do Brasil terá de tudo um pouco esta semana: temporais em Mato Grosso do Sul, ar muito seco em Goiás e no Distrito Federal e muito fio a partir do final de semana.
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
Ainda de acordo com os especialistas do Climatempo, serão duas frentes frias as responsáveis por causar tantas mudanças climáticas nos próximos dias no Cantro-Oeste.
A semana será marcada por muitas mudanças no tempo em grande parte da Região Centro-Oeste. Nesta terça-feira, 7 de junho, há possibilidade de pancadas de chuva somente no noroeste e oeste do Mato Grosso e no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul
Na quarta e quinta-feira, 9 de junho, há possibilidade de chuva forte com rajadas de vento e trovoadas em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso devido a passagem de uma frente fria e a uma área de baixa pressão atmosférica entre Bolívia, Paraguai e o oeste da Região Centro-Oeste. Mas o centro-norte de Mato Grosso também pode ter pancadas de chuva na quarta e pode chover até no sul de Goiás na quinta-feira
A umidade relativa do ar ficará entre 21 e 30% (situação de atenção) nas áreas entre o leste de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, mas atenção. No norte de Goiás, o nível de umidade no ar é mais preocupante e pode ficar abaixo de 20%, já em situação de alerta, conforme imagem abaixo. Este valor (abaixo de 20%) no norte de Goiás, ocorre desde terça-feira (07) até sexta-feira (10).
A segunda potente onda de frio deste ano também atinge o Centro-Oeste no próximo final de semana.
Porém, não é só o Centro-Oeste que vai ver a temperatura cair com a chegada de uma nova massa de ar polar, ou o clima extremamente úmido numa região e seco em outra ao mesmo tempo. Isso acontecerá em todo país.
Grande parte do Brasil, continua sob influência do ar seco. Não chove nas quatro capitais do Sudeste, no leste e sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás. O Distrito Federal continua em atenção para baixa umidade do ar no período da tarde. Tempo firme e ensolarado no centro-sul do Tocantins, interior da Bahia, sul do Maranhão e do Ceará e na maior parte do Piauí.
A costa leste do Nordeste continua em alerta para chuva volumosa e persistente, principalmente no leste de Alagoas. Venta bastante no interior nordestino com rajadas de até 70km/h no oeste de Pernambuco. Tempo carregado no litoral do Maranhão, o risco de temporais continua elevado na capital São Luís. Recife, Salvador e Aracaju com muita nebulosidade e chuva em vários momentos. No Rio Grande do Norte, sul da Bahia e na capital João Pessoa, sol e chuva isolada.
No sábado, 11 de junho, a rápida incursão da nova massa de ar polar vai fazer com que as temperaturas mínimas e máximas despenquem em todo país. As áreas de fronteira com o Paraguai sentem ainda mais os efeitos desta onda de frio, com mínimas que podem ficar abaixo dos 5°C.
As baixas temperaturas continuam no domingo.
Geadas são previstas para áreas do sul de Mato Grosso do Sul nas madrugadas de sábado, 11, e domingo, 12.
Apesar da semana ter começado com temperaturas mais agradáveis e mais seca no estado de São Paulo, principalmente no interior. Mas atenção: nos próximos dias, novas instabilidades se formam no estado, aumentando a nebulosidade, a umidade e diminuindo as temperaturas.
As madrugadas e manhãs continuam frias em vários municípios, mas com a presença do sol as temperaturas gradativamente sobem um pouco mais.
A frente fria que estava atuando no Sul avança em direção à costa do estado de São Paulo, aumentando a nebulosidade nesta terça-feira (7), em áreas do centro, sul e oeste paulista. O sol ainda predomina e as temperaturas sobem no período da tarde, mas volta chover de forma isolada a partir da noite em Presidente Prudente, Ourinhos, região do Vale do Ribeira e na divisa de São Paulo com o Paraná. No litoral e na Grande São Paulo, a nebulosidade aumenta já entre o fim da tarde e começo da noite, mas com possibilidade apenas de chuvisco.
O frio mais significativo com temperaturas abaixo dos 20°C acontece entre o final da sexta-feira (10) e o fim de semana. No sábado, 11, a frente fria que estava no Sul do país, avança em direção ao Sudeste e na retaguarda deste sistema, uma nova massa de ar polar derruba as temperaturas no estado de São Paulo. O domingo, 12, Dia dos Namorados será gelado e com temperaturas baixas em vários municípios.
Com informações Climatempo.