Frio úmido e seco ao mesmo tempo; como fica o tempo nos próximos dias
Duas frentes frias e a chegada da massa de ar polar serão as responsáveis por causar tantas mudanças climáticas nos próximos dias
Frio úmido e seco ao mesmo tempo; massa de ar polar chegando, temperaturas caindo. Saiba como fica o tempo no Brasil nos próximos dias.
Saiba quando nova frente fria chega e pode causar dia mais frio do ano
De acordo om o site de meteorologia Climatempo, o Centro-Oeste do Brasil terá de tudo um pouco esta semana: temporais em Mato Grosso do Sul, ar muito seco em Goiás e no Distrito Federal e muito fio a partir do final de semana.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- 3 destinos perfeitos para aquela viagem de férias em abril
Ainda de acordo com os especialistas do Climatempo, serão duas frentes frias as responsáveis por causar tantas mudanças climáticas nos próximos dias no Cantro-Oeste.
A semana será marcada por muitas mudanças no tempo em grande parte da Região Centro-Oeste. Nesta terça-feira, 7 de junho, há possibilidade de pancadas de chuva somente no noroeste e oeste do Mato Grosso e no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul
Na quarta e quinta-feira, 9 de junho, há possibilidade de chuva forte com rajadas de vento e trovoadas em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso devido a passagem de uma frente fria e a uma área de baixa pressão atmosférica entre Bolívia, Paraguai e o oeste da Região Centro-Oeste. Mas o centro-norte de Mato Grosso também pode ter pancadas de chuva na quarta e pode chover até no sul de Goiás na quinta-feira
A umidade relativa do ar ficará entre 21 e 30% (situação de atenção) nas áreas entre o leste de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, mas atenção. No norte de Goiás, o nível de umidade no ar é mais preocupante e pode ficar abaixo de 20%, já em situação de alerta, conforme imagem abaixo. Este valor (abaixo de 20%) no norte de Goiás, ocorre desde terça-feira (07) até sexta-feira (10).
A segunda potente onda de frio deste ano também atinge o Centro-Oeste no próximo final de semana.
Porém, não é só o Centro-Oeste que vai ver a temperatura cair com a chegada de uma nova massa de ar polar, ou o clima extremamente úmido numa região e seco em outra ao mesmo tempo. Isso acontecerá em todo país.
Grande parte do Brasil, continua sob influência do ar seco. Não chove nas quatro capitais do Sudeste, no leste e sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás. O Distrito Federal continua em atenção para baixa umidade do ar no período da tarde. Tempo firme e ensolarado no centro-sul do Tocantins, interior da Bahia, sul do Maranhão e do Ceará e na maior parte do Piauí.
A costa leste do Nordeste continua em alerta para chuva volumosa e persistente, principalmente no leste de Alagoas. Venta bastante no interior nordestino com rajadas de até 70km/h no oeste de Pernambuco. Tempo carregado no litoral do Maranhão, o risco de temporais continua elevado na capital São Luís. Recife, Salvador e Aracaju com muita nebulosidade e chuva em vários momentos. No Rio Grande do Norte, sul da Bahia e na capital João Pessoa, sol e chuva isolada.
No sábado, 11 de junho, a rápida incursão da nova massa de ar polar vai fazer com que as temperaturas mínimas e máximas despenquem em todo país. As áreas de fronteira com o Paraguai sentem ainda mais os efeitos desta onda de frio, com mínimas que podem ficar abaixo dos 5°C.
As baixas temperaturas continuam no domingo.
Geadas são previstas para áreas do sul de Mato Grosso do Sul nas madrugadas de sábado, 11, e domingo, 12.
Apesar da semana ter começado com temperaturas mais agradáveis e mais seca no estado de São Paulo, principalmente no interior. Mas atenção: nos próximos dias, novas instabilidades se formam no estado, aumentando a nebulosidade, a umidade e diminuindo as temperaturas.
As madrugadas e manhãs continuam frias em vários municípios, mas com a presença do sol as temperaturas gradativamente sobem um pouco mais.
A frente fria que estava atuando no Sul avança em direção à costa do estado de São Paulo, aumentando a nebulosidade nesta terça-feira (7), em áreas do centro, sul e oeste paulista. O sol ainda predomina e as temperaturas sobem no período da tarde, mas volta chover de forma isolada a partir da noite em Presidente Prudente, Ourinhos, região do Vale do Ribeira e na divisa de São Paulo com o Paraná. No litoral e na Grande São Paulo, a nebulosidade aumenta já entre o fim da tarde e começo da noite, mas com possibilidade apenas de chuvisco.
O frio mais significativo com temperaturas abaixo dos 20°C acontece entre o final da sexta-feira (10) e o fim de semana. No sábado, 11, a frente fria que estava no Sul do país, avança em direção ao Sudeste e na retaguarda deste sistema, uma nova massa de ar polar derruba as temperaturas no estado de São Paulo. O domingo, 12, Dia dos Namorados será gelado e com temperaturas baixas em vários municípios.
Com informações Climatempo.