Gastromotiva fecha parceria para distribuir 700 mil refeições e ajudar no combate à fome
A primeira ação com a Fundación Mapfre será a abertura e manutenção de 30 Cozinhas Solidárias nas cidades do Rio, Curitiba, São Paulo e Manaus
117 milhões de brasileiros encontraram-se com algum grau de insegurança alimentar no último ano. Desses, 19 milhões vivem em situação de fome desde o início da pandemia, de acordo com dados de 2021 divulgados pela Rede Pessan.
Para contribuir na resolução dessa desafiadora realidade, a Fundación Mapfre se juntou à Gastromotiva, organização que utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação social através dos seus projetos de educação, inclusão, garantia do direito humano à alimentação adequada e combate ao desperdício de alimentos. Durante os próximos dez meses, as duas instituições promoverão uma série de ações visando o combate à fome no Brasil.
A primeira ação em conjunto entre as organizações será a abertura e manutenção de 30 Cozinhas Solidárias da Gastromotiva nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Manaus.
- Curso gratuito ensina a combater o desperdício de alimentos
- Planta frequentemente confundida com mato pode ajudar no combate à anemia
- Sesc realiza ação de combate a fome. Doações podem ser entregues em unidades no ABC
- Dia Mundial da Alimentação: ONGs que ajudam no combate à fome no Brasil
Conduzidas por cozinheiros sociais – alunos da Gastromotiva, microempreendedores, coletivos e movimentos locais – essas cozinhas irão produzir e distribuir gratuitamente mais de 450 mil refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar.
Os cozinheiros participarão da Formação em Empreendedorismo e Negócios Sociais da Gastromotiva para seguirem com seus próprios negócios de impacto social após o término do programa. Durante o curso, os alunos contam com uma bolsa-auxílio para acompanharem as aulas.
A parceria ainda contempla ações no Refettorio Gastromotiva com a produção de 135 mil refeições na cozinha do espaço, que serão distribuídas na região central do Rio de Janeiro, a doação de 4.200 cestas básicas para o Banco de Alimentos Gastromotiva e a realização de oficinas de reaproveitamento de alimentos.
Ao final dos dez meses, somando todas as ações, o equivalente a mais de 700 mil refeições terão sido distribuídas pelo país.
“Estamos muito felizes e gratos com a nossa parceria com a Mapfre. Além de ser o primeiro aporte de um parceiro para nossas três frentes de atuação, também contaremos com os colaboradores da empresa colocando a mão na massa como voluntários. Mais do que apoiar a organização, isso significa promover a transformação, começando dentro de casa. E isso tem tudo a ver com os nossos valores”, comenta David Hertz, cofundador e presidente da Gastromotiva.
“Garantir a segurança alimentar e nutricional da população é combater causas estruturais da pobreza, auxiliando no desenvolvimento da sociedade. Além das ações com a Gastromotiva, essa parceria também oferecerá aos colaboradores da MAPFRE a oportunidade de atuarem como voluntários nesse projeto, para que eles possam se sentir parte dessa mudança social,” analisa Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da Fundácion Mapfre.