Gata de raça é confundida com onça e é solta por bombeiros em mata de BH

Acionados pelo porteiro do condomínio, os bombeiros pensaram que a gata era na verdade um felino "do mato" e que, por isso, não tinha tutor

A gata se chama Massinha e tem 7 meses de vida
Créditos: Reprodução/Instagram
A gata se chama Massinha e tem 7 meses de vida

Morador de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, o veterinário e ator Rodrigo Calil é o tutor de uma gata da raça bengal, espécie com pelagem semelhante à de uma onça. Na madrugada da última terça-feira, 10, no entanto, a gata desapareceu e a família soube horas depois que ela foi solta pelo Corpo de Bombeiros em uma área de reserva ambiental da capital mineira.

A gata, que se chama Massinha, tem apenas 7 meses de vida e filhotes da raça bengal custam em média R$ 7.000.

A confusão começou depois que o porteiro do condomínio em que Rodrigo mora confundiu a gata com um filhote de onça. Foi então que ele acionou os bombeiros, que apreenderam Massinha nas dependências do prédio usando uma rede de caça e depois soltaram-na na mata.

O tutor da gata soube do ocorrido às 7 horas, quando acordou e foi ver o celular. No grupo do condomínio, os moradores pediam para que ninguém entrasse no elevador, pois tinha uma onça na escadaria. Porém, ao ver uma das fotos, ele percebeu que não se tratava de uma onça, mas sim de sua gata de estimação.

A gata Massinha foi apreendida pelos bombeiros, que usaram uma rede de caça
Créditos: Reprodução/Twitter
A gata Massinha foi apreendida pelos bombeiros, que usaram uma rede de caça

Rodrigo soube de tudo o que aconteceu, falou com os bombeiros e logo adentrou a mata procurando por Massinha. A história também foi compartilhada por um vizinho de Rodrigo no Twitter e viralizou.

Em nota à imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que, ao chegar no local, os agentes descobriram se tratar de um gato, aparentemente um gato-do-mato. A decisão de soltá-lo foi tomada após não identificar o tutor.

“Por não se tratar de onça, os militares buscaram informações com os vigilantes do condomínio, se haviam recebido alguma denúncia de animal perdido. Eles relataram que o referido animal não era de nenhum morador do local”, disse ainda o comunicado.

Encontraram a gata bengal?

Após um dia inteiro vasculhando a mata ao lado de familiares e membros da ONG Grupo de Resgate Animal, Rodrigo finalmente achou Massinha e ela passa bem.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o tutor da gata critica a ação dos bombeiros e diz que os agentes não ajudaram nas buscas até o fim. “Eles me ajudaram um tempo. Depois, foram embora”, reclama Rodrigo, que registrou queixa na corregedoria do Corpo de Bombeiros.

“Ela deveria ter sido levada para o Ibama e passado, no mínimo, por uma microchipagem porque ela tem um microchip com todos os meus dados. Foi um dia surreal, um dia que fiquei indignado com vários erros sucessivos, um dia de exaustão. Minha filha chorou muito e pediu para voltar ao local durante a noite. A madrinha dela escutou a gata e voltamos com a câmera térmica”, afirmou Rodrigo ao g1.