Governo pode autorizar saque anual de contas ativas e inativas do FGTS
Veja como consultar seu saldo do fundo de garantia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou ao presidente Jair Bolsonaro uma proposta para autorizar o saque anual das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Caso seja aprovada, o trabalhador poderia sacar um percentual do saldo de suas contas no mês de aniversário, a cada ano.
Segundo informações divulgadas por Valdo Cruz e Cristiana Lôbo, da GloboNews, esta proposta foi a que ganhou mais força dentro da equipe econômica e pode ser anunciada na próxima quarta-feira, 24, por Bolsonaro. As demais ideias eram liberar um saque de contas ativas e inativas ou somente das inativas, apenas neste ano.
Um assessor da equipe informou aos jornalistas que o saque seria opcional. Se o trabalhador decidir por fazê-lo, terá de abrir mão de realizar o saque de fundo se deixar a empresa, com o objetivo de evitar estímulos a demissões. Já o percentual do saque autorizado vai depender do saldo da conta da pessoa no FGTS.
- Lucro do FGTS bate recorde e trabalhador receberá valor extra em agosto
- Saques do Fundo PIS / Pasep paralisam por atraso em sistema do governo
- FGTS: Ministro quer por fim em restrição para quem escolhe saque-aniversário
- Pagamento do PIS / Pasep inicia hoje; veja quem recebe e como sacar
A estimativa é que ocorra a liberação de cerca de R$ 30 bilhões neste ano. O governo queria fazer o anúncio da medida nesta quinta-feira, 18, mas, com os ajustes na proposta, a divulgação será na próxima semana. Além do FGTS, a gestão vai reabrir a possibilidade de saque de recursos de contas do PIS e do Pasep.
Como consultar seu saldo do FGTS
Para consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o trabalhador pode acessar por meio do site da Caixa ou do próprio FGTS. Também é possível entrar através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows) ou fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.