Grande SP regride de fase e proíbe comércio aberto após as 20h
Além da mudança de fase, começa a valer nesta sexta-feira o toque de restrição à noite; veja o que muda
O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira uma nova classificação reclassificação do Plano SP de flexibilização da quarentena. A Grande São Paulo, que inclui a capital paulista e a região do ABC, e as cidades de Campinas, Registro e Sorocaba passam para a fase laranja, que permite o funcionamento do comércio não essencial somente até as 20h. A medida restritiva começa a valer na segunda-feira, 1º de março.
Além disso, os serviços não essenciais, como salão de cabelereiro e academias, poderão funcionar com apenas 40% da capacidade, limitados até oito horas diárias. Já os bares não poderão receber o público para consumo no local. Restaurantes podem receber clientes até as 20h. Na nova fase, os parques estaduais, seguirão abertos.
Já Ribeirão Preto e Marília voltam para a fase vermelha, e que agora poderão operar apenas serviços essenciais.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
Toque de restrição à noite
Também a partir da noite desta sexta-feira, 26, começa a vigorar o período de restrição de circulação em todo Estado no período noturno. O “toque de restrição” como foi chamado, proíbe a circulação entre 23h e 5h até 14 de março.
As vigilâncias sanitárias estadual e das cidades paulistas, bem como a Polícia Militar e o Procon, vão fiscalizar as aglomerações. Além disso, o governo criou um canal de denúncia contra aglomerações: 0800-771-3541.
As medidas tentam frear o aumento de pacientes internados em leitos de UTI, que correm o risco de ficarem com a lotação máxima. Atualmente as taxas de ocupação das UTIs são de 69% no Estado e de 69,3% na Grande SP.
Vacinação ampliada
Na coletiva de imprensa, o governador João Doria (PSDB) também informou que o estado de São Paulo começará a vacinar idosos de 77 a 79 anos na próxima quarta-feira, 3.