Falta de combustível pode afetar serviços de internet e celular

As frotas de manutenção desses serviços reduziram atendimento após greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros pode afetar os serviços de internet e celular
Créditos: Andre Gomes de Melo
A greve dos caminhoneiros pode afetar os serviços de internet e celular

Além da falta de abastecimento de gasolina e alimentos, a greve dos caminhoneiros pode afetar os serviços de celular e internet no país, segundo associações do setor.

Neste domingo, 27, uma das instituições pediu à Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) o abastecimento preferencial de sua frota, como ocorre com carros da polícia. Em entrevista ao G1, João Moura, presidente-executivo da Telcomp (associação das teles competitivas), disse que as frotas de manutenção reduziram atendimento.

“As frotas rodam com o pouco combustível que resta mas em poucas horas a situação se agravará. Os serviços podem ser afetados a qualquer hora”, afirmou Moura. Nessa situação, os veículos não podem fazer reparos de manutenção na rede.

Também no domingo, o SindiTelebrasil (sindicato das empresas de telecomunicação), que tem entre suas associadas Vivo, Claro, Oi e TIM, declarou que as operadoras “estão com seus estoques de combustível praticamente zerados e que, se não forem tomadas medidas emergenciais, os serviços de manutenção e reparo não poderão ser realizados”.

Greve dos caminhoneiros na via Anchieta, em São Paulo

O sindicato pediu à Anatel que as teles recebam atendimento priorizado no abastecimento, como previsto no decreto assinado na última sexta-feira, 25, pelo presidente Michel Temer.

Já os data centers, que armazenam o conteúdo acessado via internet, usam diesel em seus geradores, que são acionados em caso de queda de energia.

Com informações da Agência Brasil e do G1

  • Leia também: