Greve de ônibus: veja a situação do trânsito em SP nesta sexta
Segundo a SPTrans, 70% da frota circula nesta manhã; categoria faz protesto no centro da cidade
Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo estão no segundo dia de paralisação parcial do serviço nesta sexta-feira, 6. O trânsito ficou dentro da média para o horário até às 8h20, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A categoria começou o dia de greve com um protesto em frente à sede da Prefeitura da capital paulista com ônibus vazios bloqueando o Viaduto do Chá. Um dos principais terminais da cidade, o D. Pedro II, no centro, foi bloqueado às 8h20, mas nos demais há operação parcial.
Em nota, a SPTrans informou que, às 9h, 70% da frota de ônibus operava na cidade e 18 linhas da empresa Sambaíba não estavam circulando.
- Ricardo Nunes decide não aumentar passagem de ônibus em SP
- Saiba até que horas vai a greve do Metrô e CPTM em São Paulo
- Greve em São Paulo: apenas uma linha do Metrô está totalmente fechada
- São Paulo decreta ponto facultativo nesta terça-feira por conta da greve
A categoria reivindica o fim do plano que reduziu a frota, o pagamento de participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a manutenção de postos de trabalho dos cobradores.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), declarou que a Prefeitura pode antecipar o pagamento da receita das empresas de ônibus para reforçar o fluxo de caixa das companhias. “É importante lembrar que a Prefeitura não está em atraso com nenhuma empresa de ônibus e não há nenhum motivo dado pela prefeitura para deixar de pagar os funcionários. Inclusive, a prefeitura já se colocou à disposição para, se for o caso, antecipar receita das empresas para resolver eventual problema de fluxo de caixa”, disse.
Veja as linhas prejudicadas:
148P/10 Pedra Branca – Metrô Barra Funda
1741/10 Vl. Dionisia – Metrô Santana
1742/10 Jd. Antártica – Metrô Santana
1743/10 Jd. Pery Alto – Shop. D
1758/10 Jd. Antártica – Metrô Santana
1759/10 Jd. Pery – Metrô Santana
148L/10 Cohab Antártica – Lapa
211L/10 Mandaqui – Lapa
1760/10 Cohab Antártica – Shop. Center Norte
297A/10 Jd. Primavera – Metrô Barra Funda
9166/10 Jd. Sta. Cruz – Term. Cachoeirinha
967A/10 Imirim – Pinheiros
971A/10 Jd. Primavera – Shop. D
9701/10 Hosp. Cachoeirinha – Metrô Santana
971D/10 Jd. Damasceno – Shop. Center Norte
971M/10 Vl. Penteado – Metrô Santana
971T/10 Vl. Sta. Maria – Metrô Santana
971V/10 Jd. Vista Alegre – Shop. Center Norte
Alternativas de transporte
A CET informou que o rodízio de veículos e a Zona Azul estão suspensos. O Metrô e a CPTM fazem uma operação especial nesta sexta e estão com a capacidade máxima. EMTU diz que as linhas intermunicipais funcionam normalmente.
O Bike Sampa, sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici com o patrocínio do Itaú Unibanco, anunciou a gratuidade do plano diário para a locação das bikes nesta sexta. A iniciativa busca minimizar possíveis transtornos causados pela greve de ônibus. Para usufruir do benefício, os interessados precisarão realizar o cadastro no sistema do Bike Sampa e colocar o código promocional ZEROREAIS. O programa conta com 260 estações e 2.600 bicicletas, em diferentes pontos da cidade.