Motoristas de ônibus aprovam greve para esta sexta-feira em SP

A paralisação terá início a partir da meia noite

Por: Redação
protesto de onibus
Crédito: Paulo Pinto/Fotos PúblicasSindicato faz protestos contra o prefeito Bruno Covas no Viaduto do Chá

Motoristas e cobradores aprovaram no fim da tarde desta quinta-feira, 5, uma paralisação geral do serviço de ônibus na cidade de São Paulo ao longo desta sexta-feira, 6.

A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) após um dia de manifestações nesta quinta, que chegou a fechar 17 terminais e afetou o trânsito da capital paulista.

Durante a assembleia, ficou acordado que o serviço seria retomado nesta quinta com o objetivo de “levar o trabalhador para casa” e que a greve terá início a partir da meia noite.

Segundo o presidente interino do sindicato, Valmir Santana da Paz, ele saiu “entristecido” da reunião com a Secretaria Municipal dos Transportes, pois nenhuma das questões da categoria foi resolvida. “Não vamos deixar trabalhadores perderem seus empregos. Não vamos rodar amanhã”, disse.

O protesto desta quinta foi organizado em repúdio ao que os trabalhadores chamam de “desmonte” do setor, com uma redução de frota, além de cobrar o pagamento relativo à participação nos lucros e resultados (PLR) por parte das empresas. A entidade sindical informou que havia transferência desse dinheiro prevista para esta quinta, o que não teria ocorrido.

De acordo com a CET, o rodízio municipal de veículos está suspenso desde a tarde desta quinta-feira, 5, e permanecerá assim durante toda esta sexta-feira, 6.

1
Policiais Antifascismo falam sobre atuação da PM em Paraisópolis
Com 60 mil mortes violentas por ano, a questão da segurança pública no Brasil é alvo constante do debate que …
2
Roraima: violência doméstica no estado com mais mortes de mulheres
Roraima é o estado com a menor concentração de pessoas no Brasil. Ainda assim, a violência contra mulher lá é …
3
Greta Thunberg: pirralha para Bolsonaro, personalidade para Time
A jovem sueca Greta Thunberg é hoje um dos principais nomes da causa ambiental mundial. Ela transformou a sua greve …
4
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
5
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
6
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
7
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
8
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …