Greve geral: Metrô e CPTM conseguem liminar contra paralisação

A greve está marcada para esta sexta-feira, 14 de junho

Por: Redação Comunicar erro
metrô de São Paulo - linha verde
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil 80% dos funcionários de Metrô e CPTM devem trabalhar nos horários de pico e 60% nos demais horários

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo conseguiu uma liminar (decisão provisória) da Justiça para barrar a paralisação de metroviários e ferroviários, marcada para esta sexta-feira, 14, dia em que ocorre uma greve geral em várias cidades do país.

De acordo com a secretaria, 80% dos funcionários de Metrô e CPTM devem trabalhar nos horários de pico e 60% nos demais horários. As duas categorias estão entre as 16 que anunciaram adesão à mobilização contra a reforma da Previdência.

No entanto, segundo informações do jornal Agora, o coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários, Wagner Fajardo, anunciou que a paralisação está mantida. “Nós decidimos fazer greve e não podemos mudar uma decisão que a categoria já tomou. Liminar sempre tem. Estamos acostumados”, disse.

Segundo a CUT, trabalhadores de sindicatos, federações e confederações do ramo de transporte filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, CGTB, CSB e UGT confirmaram paralisação de 24 horas no dia 14. Além desses grupos, bancários, metalúrgicos e professores em todo o país também vão interromper as atividades na sexta-feira.

A participação do Sindicato dos Metroviários de São Paulo já havia sido aprovada em assembleia na quinta-feira, 6. As linhas atingidas serão: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A categoria ainda tentará interromper as atividades nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, privatizadas. Motoristas dos ônibus das linhas municipais e intermunicipais da capital paulista anunciaram a adesão à mobilização.

Cinco das sete linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão parar: 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade; além do monotrilho, linha 15-Prata.

Confira abaixo a lista das categorias que anunciaram adesão à greve:

Metroviários
Motoristas de ônibus
Ferroviários
Motoboys
Taxistas
Caminhoneiros
Professores municipais
Professores estaduais
Profissionais do serviço de limpeza urbana da capital paulista
Servidores de hospitais públicos e postos de saúde da capital paulista
Servidores da saúde estadual
Metalúrgicos
Bancários
Servidores do INSS
Trabalhadores de hospitais federais
Trabalhadores dos Correios

Compartilhe:

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …