Greve geral: Metrô e CPTM conseguem liminar contra paralisação

A greve está marcada para esta sexta-feira, 14 de junho

Por: Redação | Comunicar erro
metrô de São Paulo - linha verde
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil 80% dos funcionários de Metrô e CPTM devem trabalhar nos horários de pico e 60% nos demais horários

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo conseguiu uma liminar (decisão provisória) da Justiça para barrar a paralisação de metroviários e ferroviários, marcada para esta sexta-feira, 14, dia em que ocorre uma greve geral em várias cidades do país.

De acordo com a secretaria, 80% dos funcionários de Metrô e CPTM devem trabalhar nos horários de pico e 60% nos demais horários. As duas categorias estão entre as 16 que anunciaram adesão à mobilização contra a reforma da Previdência.

No entanto, segundo informações do jornal Agora, o coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários, Wagner Fajardo, anunciou que a paralisação está mantida. “Nós decidimos fazer greve e não podemos mudar uma decisão que a categoria já tomou. Liminar sempre tem. Estamos acostumados”, disse.

Segundo a CUT, trabalhadores de sindicatos, federações e confederações do ramo de transporte filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, CGTB, CSB e UGT confirmaram paralisação de 24 horas no dia 14. Além desses grupos, bancários, metalúrgicos e professores em todo o país também vão interromper as atividades na sexta-feira.

A participação do Sindicato dos Metroviários de São Paulo já havia sido aprovada em assembleia na quinta-feira, 6. As linhas atingidas serão: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A categoria ainda tentará interromper as atividades nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, privatizadas. Motoristas dos ônibus das linhas municipais e intermunicipais da capital paulista anunciaram a adesão à mobilização.

Cinco das sete linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão parar: 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade; além do monotrilho, linha 15-Prata.

Confira abaixo a lista das categorias que anunciaram adesão à greve:

Metroviários
Motoristas de ônibus
Ferroviários
Motoboys
Taxistas
Caminhoneiros
Professores municipais
Professores estaduais
Profissionais do serviço de limpeza urbana da capital paulista
Servidores de hospitais públicos e postos de saúde da capital paulista
Servidores da saúde estadual
Metalúrgicos
Bancários
Servidores do INSS
Trabalhadores de hospitais federais
Trabalhadores dos Correios

Compartilhe:

1 / 8
1
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
2
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
3
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
4
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
5
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
6
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
7
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
8
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …