Grupo pede banimento de agrotóxicos proibidos em outros países, mas que são usados no Brasil
Quem quiser contribuir com a causa pode assinar o abaixo assinado virtual
De acordo com a legislação brasileira, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos para uso no cultivo, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, para alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação de seres vivos nocivos.
Para registrar, regulamentar e controlar o uso de agrotóxicos, o Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos governamentais da área delimitam quais produtos do tipo são permitidos e proibidos no país. Mas a discussão sobre seu uso opõe os que defendem a organicidade de alimentos e agrícolas em geral aos que pregam pelo desenvolvimento do agronegócio com todas as ferramentas que forem possíveis.
Dentro dessa esfera, surgiu recentemente um abaixo-assinado virtual que pede o banimento de certos tipos de agrotóxicos que são proibidos em alguns países, mas que continuam válidos no Brasil.
- Orgânicos: 3 razões para aderir à crescente tendência no Brasil
- Remédio conhecido por ‘fazer engravidar’ é proibido no Brasil
- Anvisa recolhe lotes de substância ligada a morte de cães
- Anvisa divulga lista com 140 cápsulas emagrecedoras proibidas no país
O grupo usa como exemplos alguns produtos específicos que são usados por aqui e se demonstraram “comprovadamente danosos ao ser humano e ao meio ambiente”, como a Cihexatina, o Endosulfan e o Metamidofós.
Para apoiar a causa, basta entrar em sua página no Avaaz e contribuir com o nome. A intenção dos reclamantes é que as assinaturas sejam entregues à Presidência da República, ao Ministério da Agricultura, à Anvisa e ao Ibama.