Humanidade esgota em oito meses recursos naturais disponíveis para 2014

A Terra é capaz de repor uma quantidade determinada de recursos naturais que são consumidos pela humanidade; hoje, 19 de agosto, nós esgotamos toda a “reserva” para 2014

19/08/2014 16:36 / Atualizado em 04/05/2020 14:49

Em oito meses, a humanidade usou todos os recursos naturais do planeta disponíveis para o ano. Hoje, 19 de agosto, é o dia da Sobrecarga da Terra (“Overshoot Day” no termo original, em inglês). Agora, até o final de 2014, o planeta vai reduzir suas reservas e aumentar a quantidade de CO² produzida e lançada na atmosfera.

O consumo humano de energia e alimentos tende a esgotar os recursos naturais do planeta em cada vez menos tempo. Na foto, uma mina de carvão em Jharkhand, Índia.
O consumo humano de energia e alimentos tende a esgotar os recursos naturais do planeta em cada vez menos tempo. Na foto, uma mina de carvão em Jharkhand, Índia.

Quem faz esse cálculo é a Global Footprint Network, uma organização internacional pela sustentabilidade, em parceria com a WWF. O fato curioso: desde 2000, a data surge cada vez mais cedo: 1º de outubro em 2000; 19 de agosto em 2014.

Segundo a entidade, os custos para a população mundial ultrapassar os limites do planeta se tornam mais evidentes a cada ano. Desmatamento, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade e o aumento de CO² na atmosfera são algumas das consequências, que tornam ainda maior o déficit ecológico da Terra.

De acordo com a GFN, 85% da população mundial vive em países que exigem mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar. Assim, precisaríamos de um planeta e meio para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar nossa pegada ecológica mundial. Projeções sobre a população, uso de energia e produção de alimentos sugerem que a humanidade vai consumir três planetas antes da metade do século.