Idosa é alvo de ataque racista em voo para a Inglaterra
"Negra feia e desgraçada", disse o homem
Uma mulher negra, de 77 anos de idade, foi vítima de racismo por parte de um passageiro de um voo da companhia aérea de baixo custo Ryanair, na última sexta-feira, 19, que ia de Barcelona, na Espanha, para Londres, na Inglaterra.
Testemunhas filmaram o momento em que o tal homem insultou a idosa que estava sentada na mesma fileira que ele, e ameaçou “empurrá-la” para outro lugar.
“Não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair”, disse ele à filha da passageira. “Você fede. Você precisa de um banho”, retrucou a senhora. “Estou dizendo a você. Se você não mudar de assento, eu vou empurrá-la para outro assento. Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida”, completou.
- Mãe de menino que teve rosto tatuado em desconhecido sofre ataque racista
- Após ato racista, casal é achado e bloqueado de apps de transporte
- Brasileira é alvo de racismo no TikTok: ‘Vão te demitir por expor filha dos outros’
- Gerente de lanchonete no interior de SP é alvo de racismo; veja
- Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial. Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. A denúncia pode ser feita por e-mail ([email protected]), por telefone (0xx61 2025-7001 / 7002 / 7003 / 7004 / 7005) ou de forma presencial (endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 9º andar, CEP 70.054-906 – Brasília).
Após o escândalo, um passageiro sentado na fileira de trás se manifestou e o homem retrucou: “Eu vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada”.
O vídeo, compartilhado no Facebook, já conta com mais de 1,8 milhões de visualizações e gerou uma onda de críticas à companhia aérea, por não ter retirado o passageiro agressor da aeronave. Muitas pessoas ameaçaram, inclusive, boicotar a empresa.
De acordo com a “BBC”, a Ryanair afirmou que “não vai tolerar comportamentos indisciplinados como esse (do passageiro)”, e informou que notificou o caso à polícia britânica.
Confira a matéria completa no link.