Idosos ganham cartão de tempo extra para atravessar a rua
Ainda em fase de testes, nova tecnologia para semáforos é instalada em Curitiba
Curitiba acaba de receber o prêmio internacional Hermès de Inovação. É a primeira cidade fora da Europa a ser contemplada na categoria “Qualidade de Vida das Cidades”, que avalia mobilidade urbana, respeito e manutenção do centro histórico, de parques e áreas verdes. E não é à toa!
Uma novidade, ainda em fase de testes, é um dispositivo que aumenta o tempo do semáforo para auxiliar na travessia de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Acionado pelo cartão transporte, a tecnologia aumenta em até 30% o tempo normal para travessia – uma mudança de 12 para 18 segundos.
O ponto de teste fica em um local estratégico: em frente à Igreja do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, onde toda quarta-feira centenas de pessoas – em sua maioria idosas – frequentam a novena.
- SP: só 3% dos idosos conseguem atravessar rua no tempo de faróis
- Semáforo identifica se pedestre precisa de mais tempo para atravessar
O projeto piloto deve ser avaliado ainda por mais 60 dias. Nesta fase, a tecnologia não gera custo para o município, pois integra proposta da empresa Dataprom, ganhadora de um edital que convidava empresas privadas a apresentarem propostas para a melhora da qualidade do trânsito da cidade.
Além do novo sinaleiro, a prefeitura está testando um radar que mede a velocidade média dos carros ao longo de uma via e sistemas eletrônicos para pagamento de estacionamento.